Os Raros Dragões Azuis!

Imagem
Os “dragões azuis”, também conhecidos como lesmas-do-mar azuis, são uma espécie rara e fascinante de animal marinho. Seu nome científico é Glaucus atlanticus . Eles são pequenos, geralmente medindo apenas cerca de 3 centímetros, mas são conhecidos por sua cor azul brilhante e aparência única que lembra um dragão ou um personagem de Pokémon O Que São Dragões Azuis? Os dragões azuis são pequenos moluscos marinhos que podem ser encontrados em várias regiões do mundo, incluindo os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Sua aparência única é caracterizada por uma coloração prateada-azulada em suas costas e prata em suas barrigas, tornando-os verdadeiros tesouros estéticos. Embora encantadores à primeira vista, esses pequenos dragões têm um segredo mortal. Eles se alimentam de águas-vivas venenosas e armazenam o veneno em suas células, tornando-se altamente tóxicos para os predadores.  A queimadura de um dragão azul pode causar náusea, dor, vômito, dermatite alérgica aguda e hiperpigmentação

Espinheira-santa - Maytenus ilicifolia.


Botânica

Nome científico: Maytenus ilicifolia
Nome popular: espinheira santa, cancerosa-de-sete-espinhos, cancrosa, contorça, maiteno, salva-vidas, sombra-de-touro, erva-santa.
Outros Nomes: Sin. Maytenus angustior, Maytenus muelleri, Maytenus hassleri, Maytenus spinifolium
Família: Celastraceae 
Parte usada: folhas
Origem: sul e sudeste do Brasil




Princípios ativos

Taninos, flavonóides, mucilagens, terpenos (maitensina, maitomprina, maitambutina, e maitolidiana) e sais de ferro, enxofre, sódio e cálcio.


Ação da Espinheira-santa

  • Possui uma propriedade tonificante (por reintegração das funções estomacais);
  • Potente ação anti-úlcera gástrica (tanino);
  • Cicatrizante de lesão ulcerosa;
  • Potente ação sobre fermentações gastrintestinais (devido à ação anti-séptica);
  • Age sobre o fígado (devido às perturbações intestinais);
  • Acalma as gastralgias (devido ao estímulo e correção das funções).


Indicações

Tonificante, anti-úlcera, carminativa, cicatrizante, anti-séptica, levemente diurética e laxativa.


Compostos com Espinheira-santa

  • ESPINHEIRA SANTA COM TÍLIA (indicado para problemas de gastrite nervosa. A tília é uma planta que atua no sistema nervoso como calmante e do aparelho digestivo como uma planta digestiva.)
  • ESPINHEIRA SANTA COM PARIPAROBA composto indicado para problemas digestivos e hepáticos.
  • ESPINHEIRA SANTA COM MELISSA OFFICINALIS composto indicado para pessoas com problemas digestivos associados ao estresse e tensão.
  • ESPINHEIRA SANTA COM SÁLVIA esta combinação é indicada quando há problemas intestinais com “fezes soltas” ou diarréia.


Observação

Esta é uma planta com baixa toxicidade. Estudos apontam que essa planta é segura para o uso crônico. Contudo, não se deve tomar além das doses preconizadas.


Contra-Indicações

A espinheira santa é uma planta abortiva, e durante a lactação diminui a secreção de leite.

Fonte: www.plantamed.com
           www.humaniversidade.com.br

Comentários

  1. Por favor tirem minha dúvida, temos a planta com os frutos e as flores são iguais, mais a folha não tem espinhos como a espinheira santa que está na foto de vcs, obrigada

    ResponderExcluir
  2. Por favor tirem minha dúvida, temos a planta com os frutos e as flores são iguais, mais a folha não tem espinhos como a espinheira santa que está na foto de vcs, obrigada

    ResponderExcluir
  3. Excelente essa informação. Pinheira-santa. Tem até uma praia, também, com esse nome em Sta. Catarina.
    Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem [mula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (mula –, o vigarista aPedeuTa). O PT é cafona. O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. O PT é cafona. Alta cultura PT odeia.
    Informar nos para sairmos da falta de beleza e saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)