12 curiosidades incríveis sobre as formigas.

As formigas são conhecidas por conseguirem levantar e carregar objetos muitas vezes mais pesados do que elas mesmas, mas na verdade, há muito mais curiosidades surpreendentes sobre essas pequenas (ou nem sempre tão pequenas assim) criaturas.

1. As formigas são tão antigas quanto os dinossauros

Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que as formigas surgiram pela primeira vez durante o período Cretáceo, há mais de 100 milhões de anos!

Elas sobreviveram a explosão que extinguiu todos os dinossauros, e também sobreviveram a idade do gelo.

A formiga saúva, que vive na Terra há "apenas" 5 milhões de anos, é novata perto da formiga pálida, sem olhos e de 3 milímetros que o biólogo Christian Rabeling achou na tarde de 9 de maio de 2003, nos arredores de Manaus. Esses insetos são tão velhos que os dinossauros devem ter pisado neles.

"Pode ser a espécie mais antiga viva, com mais de 100 milhões de anos", diz Rabeling, da Universidade do Texas

2. Elas estão por toda parte do planeta

As formigas já ocuparam quase todos os terrenos em nosso planeta. Com exceção apenas da Antártica e do Ártico. E existem mais de 10.000 espécies de formigas encontradas em todo o planeta.

3. Elas são muitas! Muitas mesmo!

Há cerca de 10.000.000.000.000 de formigas vivas na Terra!

Os pesquisadores Bert Hölldobler e Edward O. Wilson estimaram esse número no livro The Ants (as formigas), que ganhou o prêmio Pulitzer. Esse é um número quase que impronunciável! As formigas representam cerca de 20% da biomassa animal terrestre, quantidade que excede a dos vertebrados.

4. As rainhas são as que vivem mais

As formigas rainhas que podem viver até 30 anos! Isso é cerca de 100 vezes mais do que outros insetos de tamanho similar. As formigas trabalhadoras podem viver de 1 a 3 anos.

5. As formigas têm dois estômagos

Apesar do pequeno tamanho, as formigas têm dois estômagos!

Um dos estômagos é para guardar comida para o seu próprio consumo, enquanto o segundo é para manter alimentos que serão compartilhados com outras formigas. Este processo é conhecido como trophallaxis e permite o bom funcionamento de uma colônia.

Ele permite que as formigas que saem em busca de alimentos se alimentem e também alimentem aquelas que ficam para trás resolvendo os problemas da rainha e do ninho.

6. Eles têm o super poder da força!

As formigas são extremamente fortes. Elas têm a capacidade de transportar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso corporal!

A quantidade que uma formiga pode transportar depende da espécie. Uma espécie asiática de formiga pode levantar até 100 vezes a sua própria massa!

Mas por que as elas são tão fortes?

Acredite ou não, toda essa força é resultado de seu pequeno tamanho.

A Universidade do Estado do Arizona constatou que, devido ao seu tamanho pequeno, os músculos das formigas concentram uma força maior em relação ao seu tamanho corporal.

7. As formigas não têm pulmões!

É sério! Mas isso não significa que elas não respiram. Devido ao seu pequeno tamanho, as formigas não têm espaço para acomodar um sistema respiratório complexo como o nosso.

Mas então como as formigas respiram?

Elas respiram o oxigênio através de uma série de buracos localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.


8. As formigas não têm orelhas

Ao contrário de outras pragas, como ratos, as formigas não têm ouvidos. Mas isso também não significa que elas são surdas.

E como as formigas ouvem?

Eles ouvem por meio de vibrações no solo, através de sensores especiais em seus pés e joelhos.

9. A mordida mais dolorosa

Paraponera Clavata, mais conhecida conhecida como a formiga de caça, formiga conga ou formiga-bala, tem a mordida mais dolorosa!

De acordo com algumas vítimas, é igual a ser baleado! E daí o nome do inseto... A dor é tão forte que pode continuar inalterada por até 24 horas!

10. A mordida fatal

Myrmecia pilosula, também conhecida como 'jack jumper', é uma espécie australiana de formiga reconhecida por sua agressividade, capacidade de saltar e por seu veneno potente. É uma das poucas espécies de formigas que podem ser perigosas para os seres humanos, juntamente com outras formigas do gênero Myrmecia. O veneno de formiga é particularmente imunogênico para um veneno de inseto; o veneno causa cerca de 90% das alergias às formigas australianas . 

Felizmente, um antiveneno já foi desenvolvido para essa picada. 

11. É o animal mais tolerante ao calor

Conhecida como formiga do deserto, a espécie Cataglyphis pode sobreviver à temperatura interna de até 53 °C, enquanto a temperatura interna máxima que o corpo humano suporta antes de sofrer um choque térmico é de aproximadamente 40 °C. 

As Cataglyphis são capazes de procurar comida ao ar livre, sob o Sol escaldante do deserto até que a temperatura corpórea atinja os 53 °C. 

12. Têm GPS sofisticado e podem andar para trás

As formigas têm um sistema de navegação GPS muito sofisticado que lhes permite se orientar sem problemas, incluindo andando para trás quando transportam cargas pesadas de comida, segundo os pesquisadores.

Para se guiar e encontrar o caminho de seu formigueiro, estes insetos utilizam a posição do Sol e sua memória visual dos lugares, explicam estes entomologistas, cujo estudo foi publicado em 19 de Janeiro de 2017, na revista americana "Current Biology".


Fonte:

https://www.hipercultura.com

https://www.megacurioso.com.br

https://g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)