Os 10 Papagaios Mais Bonitos do Mundo

Você sabia que existem mais de 350 espécies de papagaio? Isso porquê várias espécias de aves, como por exemplo o periquito e a arara pertencem a família do papagaio – Psittacidae.

Abaixo nós veremos 10 lindas espécies de papagaio:

Cacatua Inca (Cacatua l. leadbeateri)

A cacatua-inca, também conhecida como cacatua-rosa, é uma cacatua de tamanho médio, restrita às áreas áridas e semi-áridas do interior da Austrália. Ela era geralmente colocada no gênero Cacatua em épocas recentes, embora as evidências disponíveis sugiram que esta espécie deva ser colocada num gênero monotípico, Lophocroa, sendo tal seguido na lista do Congresso Ornitológico Internacional

Características

Se alimentam basicamente de vegetais. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos. A maxila superior, maior que a inferior, tem relativa mobilidade. Termina em um gancho pontudo, que utiliza para se alimentar e escalar. A língua costuma ser grossa e áspera.

As fêmeas e os machos da cacatua do major Mitchell são quase idênticos. Os machos geralmente são maiores. A fêmea tem uma faixa amarela mais larga na crista e desenvolve um olho vermelho quando madura.

----------------------------------------------------------

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

Conhecido também como ajuruetê, juru-etê, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego, papagaio-baiano, trombeteiro (Mato Grosso), papagaio-boiadeiro e louro, como aliás são chamados todos os papagaios domesticados em nosso País.

Características:

Mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas.

Se distingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo. Sua voz é bem típica: “krik-kiakrik-krik-krik”, “kréo”. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto.

                               ----------------------------------------------------------

Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus)

Conhecida também como arara-preta (Mato Grosso), arara-una (“una” significa “negro” em tupi) e arara-hiacinta.

Em 1988 a população total da espécie foi estimada em apenas 2500 indivíduos. Encontra-se ameaçada de extinção devido à destruição de seus hábitats e ao comércio ilegal. Neste ano de 2014 a arara-azul-grande subiu uma posição na lista vermelha da IUCN, agora sendo classificada como “vulnerável” (VU).

Características

Mede cerca de 98 centímetros de comprimento e pesa 1,5 quilo. Coloração inconfundível, principalmente azul intensa, com diferentes tonalidades. Base do bico e anel ocular nus e de cor amarela, partes internas das asas e cauda negras.

Gigante entre as araras, a arara-azul-grande é considerada o maior representante da família em todo o mundo.

----------------------------------------------------------

Jandaia-de-testa-vermelha - (Aratinga auricapillus)

A jandaia-de-testa-vermelha é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecida como jandaia-mineira.

Características

Mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa 130 gramas. Verde escura, somente com a parte anterior da cabeça e abdômen de coloração vermelho alaranjado lavados, sem o brilho encontrado na testa da ave. A testa, os lores e região orbital são de coloração vermelho alaranjado intenso, a coroa é amarela brilhante. As asas são verdes e apresentam as alulas azuis, as coberteiras primárias azuladas criando uma bela faixa azul na porção mediana da asa verde. As rêmiges primárias são verdes com as pontas azuladas. A cauda é longa, azul esverdeada e sem brilho.

O bico é escuro, quase preto, os olhos apresentam um anel periocular escuro e a íris cinza. Os tarsos e pés são cinza escuros.

Não há diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas.

----------------------------------------------------------

Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma)

O periquitão-maracanã, também conhecido por aratinga-de-bando. Apresenta outros nomes populares como: araguaí e maritaca (São Paulo e Minas Gerais), araguari, aratinga, arauá-i, aruaí, cravo, guira-juba, maracanã, maracanã-malhada, maricatã (Minas Gerais).

Não é considerada como sendo ameaçada, embora o comércio internacional (tráfico) venha afetando suas populações.

Características

Possui a cabeça com forma “oval”. Coloração geral verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas, chamando muito a atenção em voo, região perioftálmica nua e branca, íris laranja, bico cor de chifre clara, pés acinzentados. Tamanho médio de 30 á 32 centímetros. O peso varia entre 140 e 171 gramas. Nos jovens as penas vermelhas da cabeça e sob as asas são ausentes, sendo de cor verde.

----------------------------------------------------------

Maitaca-verde (Pionus maximiliani)

A maitaca-verde é chamada também por baitaca, maitaca, maitaca-bronzeada, maitaca-de-maximiliano, maitaca-suia, suia, umaitá e curica-maracanã (Piauí).

Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça, embora o desmatamento e o comércio ilegal afetem suas populações.

Características

Pesa entre 233 e 293 gramas e mede entre 25 e 29 centímetros de comprimento.

A coloração geral da ave é verde, sendo a porção dorsal verde escuro e a porção ventral verde amarelado. Apresenta a cabeça cinza-azulada, abaixo do pescoço tem uma faixa roxa, bico amarelado, asas verdes, crisso e infracaudais vermelhos.

----------------------------------------------------------

Maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus)

Conhecida também como curica, curica-roxa e maitaca-de-barriga-azulada. Em tupi-guarani é chamada de baitaca - mbaé-taca - coisa ruidosa, barulhenta. Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça, mas a modificação de seus habitats e a apreciação como ave de gaiola afetam suas populações.

Características

A maitaca-de-cabeça-azul tem aproximadamente 27 cm de comprimento e pesa 245 g. É principalmente verde, com a cabeça azul, incluso o pescoço e peito. A face inferior da cauda é vermelha, amarelo nos abrigos da asa e penas vermelhas e rosas ao redor do bico. Os sexos não apresentam dimorfismo aparente, mas os pássaros juvenis têm menor coloração azul na cabeça. A subespécie P. m. rubrigularis é de tamanho menor, cabeça azul pálida, e o vermelho do pescoço é mais extenso e mais evidente.

----------------------------------------------------------

Papagaio-eclectus (Eclectus roratus roratus)

O Papagaio-eclectus é uma espécie de papagaio nativo das ilhas Salomão, Sumba, Nova Guiné e ilhas próximas, nordeste da Austrália e ilhas Molucas. Possui um pronunciado dimorfismo sexual: os machos são verdes e as fêmeas vermelhas. Tamanho aproximado de 35 cm e peso entre 400 e 600g, com expectativa de vida de até 60 anos.

Características:

Os papagaios-ecletus são conhecidas pelo dimorfismo sexual. Isso significa que você pode saber o sexo da ave pela cor de suas penas. Os machos possuem uma cor verde esmeralda brilhante, com os bicos alaranjados brilhantes e toques de vermelho e azul debaixo das suas asas. As fêmeas, por outro lado, são principalmente de cor vermelho brilhante, com o bico preto e marcas roxas no peito e caudas. Quando adulto podem chegar a medir entre 17 e 20 centímetros do bico à cauda. Podem viver de 30 a 50 anos, ou até mais.

----------------------------------------------------------

Arara-canindé (Ara ararauna)

Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos.

Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas. Em Trinidad foi realizado um processo de reintrodução bem sucedido.

Características

Mede cerca de 80 centímetros de comprimento. Grande e de cauda longa. Inconfundível e vistosa coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Os jovens têm as asas e o rabo café-acinzentado e os olhos pardos.

----------------------------------------------------------

Papagaio arco-íris (Trichoglossus moluccanus)

É uma espécie de papagaio encontrada na Austrália. É comum ao longo da costa leste, do norte de Queensland ao sul da Austrália. Seu habitat é floresta tropical, mata costeira e áreas florestais.

Os membros desta espécie frequentemente viajam juntos em pares e ocasionalmente respondem a chamadas para voar como um rebanho, em seguida, dispersar novamente em pares. Os pares defendem suas áreas de alimentação e aninhamento agressivamente contra outras aves.

Características

O Trichoglossus moluccanus é um papagaio de tamanho médio, com o comprimento variando de 25 a 30 cm (9,8 a 11,8 polegadas) incluindo a cauda, e o peso varia de 75 a 157 g. A plumagem da corrida de nomeação, como em todas as subespécies, é muito brilhante e colorida. A cabeça é azul profundo com uma gola nucal amarela esverdeada, e o resto das partes superiores (asas, costas e cauda) são verdes. O peito é laranja/amarelo. A barriga é azul profundo, e as coxas e garupa são verdes. No voo, uma barra de asa amarela contrasta claramente com os disfarces vermelhos da asa. 

Ao contrário do papagaio eclectus, o papagaio arco-íris não têm traços dimórficos imediatamente perceptíveis. Machos e fêmeas parecem idênticos, e o sexing cirúrgico por um veterinário ou análise de DNA de uma pena é usado para determinar o sexo de um indivíduo.




Fontes:

https://jornaldebrasilia.com.br/

https://www.wikiaves.com/

https://tribodasaves.com.br/

https://stringfixer.com/

Comentários

  1. Superb Enterprises Pvt. Ltd. (SEPL), an ISO 9001:2008 certified company, is a preeminent business organization attending to all the Visa, Embassy services, passports processing, HRD Attestation, MEA Certificate Attestation, Apostille Stamp requirements. It is an IATA certified company established in the year 2008.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)