Olá amantes da Natureza,
Mais uma vez replico o Megacurioso. Deste vez com um curioso artigo sobre as girafas. Vamos lá...
Por: EVANDRO VOLTOLINI
Foi um choque para todos
A bióloga conservacionista Ciska Scheijen contou à revista científica NewsScientist que a tempestada que matou as duas girafas pegou todos de surpresa: foi rápida e muito forte, em um dia com tempo bom. Foi um choque (ba-dum-tss).
Prontamente, ela soube que havia algo de errado, quando observou apenas seis girafas — em vez das oito que sempre andavam em bando. Então ela encontrou os dois animais mortos: uma fêmea de cinco anos e outra mais jovem. A mais velha tinha um enorme ferimento aberto em seu crânio, no chifre que as girafas têm no topo da cabeça.
Além disso, a girafa não tinha marcas de queimadura, sua carcaça não tinha sido consumida por animais necrófagos e ela tinha um forte cheiro de amônia, diferente do que deveria cheirar naquela situação. Esses sinais combinam perfeitamente com outro estudo, de 2014, que já tinha analisado a morte de girafas por raios.Ao que tudo indica, a altura da fêmea mais velha, somada ao chifre que adiciona uns centímetros extras, fez com que ela servisse de para-raio naquela situação: de fato, a última vez que os biólogos a observaram, ela estava em um campo aberto, onde ela era o corpo mais alto, o que ajuda a corroborar a hipótese. Já a outra girafa morreu porque estava ao lado da colega e recebeu parte da descarga elétrica, provavelmente.
Mas as observações de Scheijen vão além disso: ela descobriu que as girafas andam distâncias 13% menores durante as chuvas — o que sugere que os bichos podem ficar espertos para não serem atingidos por um raio. Porém, o artigo publicado recentemente não dá nenhuma certeza sobre essa relação entre as girafas e as tempestades, sendo necessários mais estudos para comprovar as hipóteses.Por via das dúvidas, nunca fique perto de uma girafa numa tempestade.
..............................................................................
Fonte: https://www.megacurioso.com.br
Muitíssimo interessante este artigo!
ResponderExcluirAdorei!
Ah sim, quando vir uma girafa em dia de chuva, ficarei bem longe delas!!! kkk.
Adriana do Real Gramas