Suculentas de Vidro

As suculentas de vidro são cactáceas da família Asphodelaceae e nativas da África do Sul. A mais comum é a Haworthia cooperi.

O nome suculenta de vidro vem de sua aparência translucida que permite a passagem da luz dando-lhe uma beleza especial. Parece uma bola de vidro. As plantas crescem em grupos de pequenas rosetas de folhas verdes claras e carnudas. 

As folhas apresentam listras transparentes nas pontas. Em algumas variedades, toda a ponta da folha é transparente. Na natureza, o sol é muito forte e a planta cresce principalmente enterrada pela areia, apenas com essas pontas transparentes acima do solo.


Dependendo da variedade e do ambiente, as folhas podem ser arredondadas ou pontiagudas, mais ou menos carnudas. Floresce na Primavera e no Verão. As espigas são delicadas, tubulares, com lábios abertos e flores brancas com riscas cor de vinho. Dependendo da temperatura, a cor pode mudar.

Assim como as demais cactáceas, são fáceis de cultivar. Não necessitam de muita água e resistem a grandes variações de temperatura. Deve ser cultivada em solos ensolarados ou semi-sombreados, arenosos e com boa drenagem, pois o excesso de água pode prejudicar suas raízes. O ideal é que as regas sejam feitas apenas quando o substrato já estiver seco. Não se preocupe pois elas armazenam água nas raízes e nas folhas.

Galeria:








Fontes:
https://wikipedia.org
https://www.sensivel-mente.com
https://www.jardineiro.net

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)