Natureza Estranha: Inseto Espinho


A Umbonia spinosa , conhecido popularmente como inseto espinho devido a sua aparência que assemelha-se à camada de espinhos presentes em algumas plantas, usa essa aparência para camuflar-se e assim sobreviver. É uma espécie de Membracidae (também conhecido como membracídeos ). 
Classificação
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Subordem:
Infraordem:
Superfamília:
Família:
Gênero:
Espécie:
U. spinosa

Esta espécie pode ser encontrado no México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Peru e Brasil. Alimenta-se da seiva das plantas, geralmente a família Fabaceae .

A fêmea põe seus ovos nos galhos mais novos das árvores e fica com eles até a eclosão. Posteriormente, as ninfas também são protegidas pela mãe. 


É considerada uma espécie nociva, pois consomem as frutas e as folhas das plantas ornamentais. 


São insetos de metamorfose incompleta. Possui asas pequenas e têm tamanho entre 12 e 16 mm. Sua cor varia do amarelo ao verde, com uma pleura frontal com seis linhas vermelhas.  Pode ser distinguida de outros membros do seu gênero pelo aparecimento do seu corno dorsal. 

Seu corno dorsal pronotum está localizado entre ou logo atrás de seus humerais e possuem uma pequena metopidium. O corno dorsal afunila gradualmente de um ponto a partir da base de cúpula, semelhante a um espinho na aparência sendo um exemplo perfeito de mimetismo, imitando perfeitamente os espinhos de uma planta.


Fontes:

https://www.biofaces.com

https://animals.fandom.com

https://www.inaturalist.org


Galeria:















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)