Delta do Dabúbio - Parece a Amazônia


A primeira vez que vi estas imagens, pensei que fossem da região amazônica. No entanto, esta é uma região que fica entre a Ucrânia e a Romênia. Esta é a área mais bem preservada do  Danúbio, com o status de Reserva da Biosfera pela Unesco. Uma das experiências que não ficam esquecidas é navegar em suas águas para explorar este paraíso natural com centenas de espécies de plantas, fauna de água doce e milhões de aves migratórias, que é também o maior e mais bem preservado dos deltas de rios europeus. O destino perfeito para os amantes da natureza em sua forma mais pura.


O delta do Danúbio é um delta que tem uma área de 3750 km² no litoral do Mar Negro, na fronteira entre a Romênia e a Ucrânia.

O delta começa quando o rio Danúbio se divide em três braços: o Chilia (ao norte), o Sulina (no centro) e o mais meridional chamado Gheorghe, sendo que o braço de Chilia faz a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia.


As mais importantes cidades dessa região são Tulcea (no inicio do delta), Sulina (na da área costeira do delta e na desembocadura do braço de Sulina); no lado romeno e Izinaile e Kilia ou Chilia (ao longo da fronteira) no lado ucraniano.

Nesse delta situa-se a reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade, que e considerada património da Humanidade pela UNESCO. Um dos principais problemas do delta tem que enfrentar é a poluição do Danúbio e sofre ainda com problemas devido ao vazamento de cianeto proveniente de minas de ouro romenas que atingiu os afluentes do rio Tisza, afluente do Danúbio.

Fontes:

https://www.hola.com

https://pt.wikipedia.org

Galeria:














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)