Grandes Borboletas Azuis estão de Volta

Grandes borboletas azuis extintas na Inglaterra são reintroduzidas depois de 150 ano 

Por: Kauê Vieira

© Kauê Vieira

Quando pensamos em animais sob risco de extinção, rapidamente visualizamos grandes mamíferos, felinos, macacos ou pássaros vistosos, mas a terrível verdade é que a ameaça se instaura sobre todo tipo de espécie – incluindo insetos como a Grande Borboleta Azul (Phengaris arion) que em 1979 foi declarada extinta no Reino Unido. Ao longo dos anos, porém, diversos programas de controle começaram a reintroduzir o animal na natureza com sucesso, e recentemente essa que se tornou uma das mais raras espécies do planeta voltou a ser avistada nos campos ingleses depois de um século e meio desaparecida da região.

 
© Kauê Vieira

Para a reintrodução da espécie na região de Cotswolds, uma cadeia de colinas no centro ao sudoeste da Inglaterra onde a Grande Borboleta Azul não era encontrada há 150 anos, foi necessário cinco anos de preparação do cenário. O trabalho incluiu a criação de uma espécie de formiga vermelha da qual a borboleta depende para se alimentar e crescer, e também o cultivo de tomilho selvagem e manjerona, plantas preferenciais para que o inseto coloque seus ovos. A Phengaris arion é a mais rara espécie dentre as nove borboletas azuis típicas do Reino Unido, e sua reintegração à natureza é a maior já realizada no país com o inseto, e vem sendo celebrada como um grande sucesso.


 
© Kauê Vieira (Um dos ovos da espécie já encontrados na natureza)

Das 1.100 larvas introduzidas nos campos próximos às cidades de Minchinhampton e Rodborough, no condado de Gloucestershire, 750 emergiram e bateram suas asas na região, sendo devidamente monitoradas por uma equipe. Os cientistas confirmaram que os animais depositaram seus ovos com sucesso, o que representa outro passo fundamental para a reintrodução total da espécie em seu habitat.

© Kauê Vieira

A destruição da natureza e a sanha de colecionadores do inseto foi o motivo pelo qual, mais de 40 anos atrás, a Phengaris arion inicialmente desapareceu.

 © Kauê Vieira

 

Fonte:  

https://www.msn.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)