Caatinga: Bamburral


Bamburral, de nome científico Hyptis umbrosa, é uma planta pertencente à família das Lamiaceae, também conhecida como moleque duro e maria-preta.
É nativo da região Nordeste do Brasil, nas áreas de caatinga, sendo bastante utilizada para embelezar os jardins em todo o território brasileiro.

Além de sua função ornamental, o bamburral também é usado para curar problemas do aparelho digestivo e reumatismo em idosos.

Características do bamburral


O bamburral é um arbusto perene e ereto que apresenta folhas elípticas, ovadas ou cordiformes, flores roxas em espigas e um pequeno fruto capsular.

Ocorre principalmente em áreas abertas, formando grandes manchas uniformes. Muitas espécies de insetos, principalmente as abelhas, visitam suas flores para coletar néctar. O bamburral pode ser utilizado para aumentar a disponibilidade de recursos alimentares utilizados pelas abelhas.

Trata-se de uma planta ramificada com ramos lenhosos e que alcança até dois metros de altura, mas quando são cultivadas em jardins, pode chegar apenas até um metro e meio.

As folhas são dispostas em oposição e medem de 2 a10 cm de comprimento, com margens rasas dentadas, e emitem um odor de menta forte se esmagado. São ásperas na parte de cima e apresentam uma coloração verde vivo, porém, na parte de baixo, é verde esbranquiçada. As hastes são peludas, e quadradas na seção transversal.  

As flores são cor-de-rosa ou lilás, preferidas pelos insetos, na forma de espigas, cujo fruto é capsular pequeno. Ela é preferida pelas abelhas, que fabricam um excelente mel com suas flores.

Os componentes desta planta incluem as quinonas, triterpenoides, homosesquitriterpenoides e benzopirano.

Propriedades medicinais


Dentre as propriedades medicinais do bamburral estão a sua ação carminativa, antirreumática, bactericida, digestiva, estimulante, expectorante, sudorífica, tônica e estomáquica.

Todas as partes da planta são utilizadas e ela é indicada para tratar reumatismo, dores na coluna, dores de cabeça, indisposições do sistema digestivo e miriase nasal e articular.

Devido às suas várias propriedades medicinais, o bamburral também é benéfico no tratamento da artrite, desnutrição, gota, raquitismo e esgotamento mental.

Como o bamburral é utilizado?


Em diversas regiões do Brasil, o bamburral é bastante utilizado como planta ornamental, além de usado para fins terapêuticos. As folhas da planta são utilizadas para preparar um chá, ou as folhas juntamente com os ramos para fazer a decocção.

Existe, ainda, o xarope feito com as folhas da planta, no entanto, a maneira mais utilizada para aproveitar os benefícios do bamburral é o chá feito com as folhas.

Serve para quê?

Ela é usada, na medicina popular, em forma de chá, extrato ou xarope, para males da digestão, para a saúde das vias respiratórias, dores nas articulações e tosses.
O xarope com açúcar fervido no chá das flores da planta é útil para tratar desnutrição infantil e dores nas articulações.

Contraindicações


Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada, mas lembre-se que todo produto natural também só deve ser utilizado sob orientação de um especialista.

Fontes:

https://www.beneficiosdasplantas.com.br
https://www.coisasdaroca.com
http://coisadecearense.com.br

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)