10 ervas que ativam e acalmam o cérebro

Hoje o Natureza Bela compartilha uma postagem de um ótimo blog - Club Orgânico (https://medium.com/clube-organico).


O cérebro é o órgão responsável por coordenar todas as funções do nosso corpo e, por isso, melhorar a sua atividade significa aumentar o nosso bem-estar. Pensando nisso, a Food Matters lançou a lista das ervas mais poderosas que existem no que diz respeito a eficiência cerebral.

Os benefícios vão desde aumento da capacidade de memória até melhoras de humor. 

Curioso? A gente explica

Centella Asiática 

Super-memória ativar!

Nativa do Sudeste Asiático, Austrália e Índia, ela é conhecida por aumentar a circulação sanguínea e estimular a memória. Mais especificamente, esta é uma erva adaptogênica*, o que significa que ela ajuda o seu corpo a se adaptar a situações do dia-a-dia que geram estresse.

*Ervas adaptogênicas compreendem um grupo de extratos de plantas que apresentam as seguintes ações terapêuticas: aumento da atenção e da resistência à fadiga e redução dos efeitos provocados pelo estresse, especialmente no sistema neuroendócrino e imunológico.



Alecrim



Está aprendendo uma nova técnica? Essa é a sua erva!

Deliciosa e amplamente utilizada na cozinha mediterrânea, o alecrim também é um forte impulsionador cerebral. Seus efeitos são ainda mais potencializados através d0 óleo essencial. Cheirá-lo aumenta a eficiência e competência mental e também ajuda na retenção de memória.

Cálamo-aromático



Foca no foco!

O consumo dessa planta aumenta o foco e a concentração mental, pois ajuda a desintoxicar os tecidos cerebrais. As pessoas que usam esta erva relatam que ela tem um efeito levemente estimulante, por isso é recomendada para pessoas com o raciocínio mais lento.



Ginseng-indiano



A pedra filosofal!Esta erva sempre foi muito utilizada na medicina ayurveda para rejuvenescer e melhorar a função cerebral. Estudos apontam que ela ajuda a curar o esgotamento nervoso, assim como auxilia o sistema imunológico. É fundamental para pessoas sobrecarregadas e exaustas pois estimula a clareza mental, o processamento de informação e o desempenho cognitivo como um todo.

Bacopa



Não se esqueça!

Mais uma erva muito usada pela medicina ayurveda. A bacopa melhora a memória, reduz o estresse, aumenta a capacidade de aprender e estimula a mente como um todo. Já foi reconhecida como uma potente aliada na proteção contra a doença de Alzheimer.



Rhodiola, ou Raiz-de-ouro



Fique tranquilo!
Esta planta é extremamente útil durante períodos de estresse, pois assim como a centella asiática é uma erva adaptogênica. Ela estimula a memória e a capacidade de aprender, pois ajuda a reduzir a fadiga mental. Tem ainda a capacidade de melhorar o nosso bem-estar ao reduzir a ansiedade e sintomas de depressão.


Huperzine-A


Previna-se!

Pesquisas recentes apontam que esta erva é capaz de ajudar na prevenção do Alzheimer. E, mesmo na população saudável, ela também ajuda a estimular o funcionamento do cérebro e melhorar a memória.

Ginkgo Biloba


Você já me viu na TV!
Esta erva é usada há muitos séculos pois oferece vários benefícios cognitivos. A ginkgo biloba ajuda a curar e regenerar as células do cérebro — o que estimula as funções mentais. Estudos apontam que esta planta aumenta também a inteligência.

Manjericão-sagrado


Sangue bom!
O nosso cérebro é um órgão vascular, portanto, não consegue funcionar de forma adequada sem o fornecimento ideal de sangue. Por isso, o manjericão-sagrado é o seu aliado todo-poderoso, pois impulsiona a circulação sanguínea, oxigenando mais o cérebro. Várias pessoas que ingerem regularmente o manjericão-sagrado relatam também que ele ajuda a aumentar o bem-estar e melhorar o humor.


Ginseng


Forever young!
O ginseng é muito usado para aumentar a vitalidade e melhorar as funções mentais. Assim como a centella asiática e a rhodiola, é uma erva adaptogênia, o que significa que ela ajuda seu corpo e cérebro a reagir melhor a situações de estresse. Mais ainda, esta planta protege as células cerebrais contra toxinas — o que previne o declínio mental provocado pela idade.


Embora a maioria de nós não esteja acostumado a consumir estas ervas, elas são usadas há muitos séculos, especialmente na cultura oriental. Os seus benefícios são tantos que vale a pena experimenta-las, não é? E depois, claro, conta pra gente as mudanças que você sentiu :)

Todas as ervas citadas acima estão disponíveis no Brasil e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou diretamente com produtores.

por Francisca Feiteira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)