Old Tjikko - A árvore mais velha do mundo!

Apelidada de "Velha Tjikko" em homenagem à husky de estimação de Kullman, o pesquisador que a encontrou, a árvore mais antiga do mundo, descoberta em 2004, continua viva e crescendo normalmente. 
9.550 anos. Esta é a idade aproximada deste pinheiro. Normalmente a idade das árvores é identificada a partir da quantidade de anéis em seu tronco. No entanto, a Old Tjikko passou por um processo diferente. Os cientistas fizeram as estimativas através de dados de Carbono-14. Este processo consiste na coleta de material orgânico nas raízes da planta. Desde então, Tjikko vem sendo acompanhada regularmente por pesquisadores da região.

A Old Tjikko é um exemplar da espécie Picea abies, popularmente chamada de “Árvore de Natal”. Apesar de ser considerada a mais antiga do mundo, a árvore que nós vemos hoje não é necessariamente a mesma que sobreviveu à Era do Gelo. Por sua capacidade de clonagem, os especialistas explicam que esta planta tem a capacidade de manter suas raízes mesmo quando o tronco parece morto. Assim, é possível que a árvore cresça novamente inúmeras vezes.
Localizada a uma altitude de 910 metros, na província sueca de Dalarna, a Old Tjikko possui quatro metros de altura. De acordo com Kullman, o tronco da árvore, revela que sua estatura baixinha foi determinante para sua longevidade: "árvores grandes não vivem tudo isso", constatou o estudioso de Tjikko. 
Fonte: 
http://ciclovivo.com.br
http://revistagalileu.globo.com

Comentários

  1. por favor, me telefonem quando souberem a idade da árvore, grato.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, parte do texto do segundo parágrafo tinha ficado suprimido pela imagem que vem logo acima. A idade aproximada desta árvore é de 9.550 anos. Obrigado pela observação e claro, pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)