Citronela - Cymbopogon winterianus
CLASSIFICAÇÃO:
DIVISÃO: |
Magnoliophyta
|
---|---|
CLASSE:
|
Liliopsida
|
ORDEM:
|
Poales
|
FAMÍLIA:
|
Arecaceae
|
GÊNERO:
|
Cymbopogon
|
ESPÉCIE:
|
C. winterianus
|
A citronela é uma erva perene da família Poaceae, originária da Ásia tropical. É utilizada para a extração de um óleo essencial chamado óleo de citronela, bastante conhecido pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos.
Características da planta:
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Índia, Indonésia, Java, Sri Lanka
Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas utilizações repelentes.
cultivo:
Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes.
Deve ser
cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com
matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante
rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas
ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes
superficiais na pele. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou
geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.
Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.
Uso:
A essência de citronela é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes, aromaterapia, desinfetantes e armazenagem de alimentos. O uso da óleo essencial diretamente sobre a pele pode provocar irritações. O bagaço de citronela pode ser utilizado na alimentação animal. Diz-se também que repele gatos de hortas e canteiros.
- Medicinal:
Indicações: nervosismo, ansiedade, agitação
Propriedades: calmante, bactericida, carminativa, repelente
Partes Utilizadas: folhas, colmos
A Citronela é também considerada uma excelente planta aromática e pode ser usado a partir de seu óleo essencial denominado óleo de Citronela, extraído do caule e das folhas, é composto por Citronelal, Citronelol e Geraniol (usados como base para a fabricação de hidratantes e velas).
Outra aplicação desta planta é a sua propriedade Antifúngica, muito utilizado para acalmar os animais. Pode ser classificado em dois tipos: o Java com os compostos de Citronelal, Geraniol e Acetato de Geranilo, além de Limoneno. Basicamente utilizado na indústria de cosméticos. E o Tipo Ceilão, também com Limoneno, Geraniol e Citronelal, mas com os componentes de Metil-Isoeugenol e Citronelol.
Para a extração do óleo essencial de Citronela da planta é feito um método de "arrasto de vapor", trata-se de uma forma industrial, onde as folhas são submersas em uma vasilha e recebem vapor d'água sem intervalo, e este por sua vez ao penetrar nas folhas carrega o óleo essencial e se separa da água pela condensação dos materiais. Existe ainda o método caseiro, que consiste em colocar as folhas de Citronela em uma panela de pressão com água e depois de alguns minutos, se notará que o vapor exalado já estará com o óleo essencial da planta, porém se torna muito complicado para se recolher e extrair todo o óleo.
Repelente de citronela:
Caso prefira produzir seu repelente natural, será necessário:
– 200 gramas de citronela
– 1 litro de álcool 70%
– Um vasilhame escuro
Como preparar:
Pegue as folhas de citronela e misture com ½ litro de álcool 70% em um vasilhame escuro e mantenha tampado por 8 dias em local seco e sem iluminação. Deve-se agitar todos os dias, duas vezes ao dia. Depois disso, coar as folhas e adicionar mais ½ litro de álcool.
– 200 gramas de citronela
– 1 litro de álcool 70%
– Um vasilhame escuro
Como preparar:
Pegue as folhas de citronela e misture com ½ litro de álcool 70% em um vasilhame escuro e mantenha tampado por 8 dias em local seco e sem iluminação. Deve-se agitar todos os dias, duas vezes ao dia. Depois disso, coar as folhas e adicionar mais ½ litro de álcool.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_citronela
http://www.jardineiro.net/plantas/citronela-cymbopogon-winterianus.html
http://www.infoescola.com/plantas/citronela/
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!