Papoula - Papaver somniferum


CLASSIFICAÇÃO:

  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe:Magnoliopsida
  • Ordem:Ranunculales
  • Família:Papaveraceae
  • Espécie:                                                  Papaver somniferum

Também chamada de malva-rosa, aurora, amor-dos-homens, mimo-de-vénus, papoila, papoula-de-duas-cores, rosa-branca, rosa mudança, rosa-de-são-francisco e rosa-paulista, a Papoula é originário da China e é muito cultivado como planta ornamental. A flor desta planta pode ser branca, rosa, arroxeada ou vermelha.

Uma das flores mais bonitas e delicadas, a papoula (papaver somniferum) é usada na culinária, como salada, desde a antiguidade, pelos gregos e romanos, sendo ainda hoje consumida dessa forma em regiões do Mediterrâneo, como a Catalunha. Na Grécia antiga era muito utilizada pelos médicos e sempre associada ao sono; na mitologia, é relacionada à várias divindades ligadas ao sono ou à noite, como Morfeu, deus dos sonhos, representado com seus frutos na mão e também a deusa grega Nix, a noite, que sempre é representada coroada com papoulas e envolta em manto negro e estrelado.
Efeitos do seu consumo

A papoula está fortemente ligada ao ópio, já que este é o látex do fruto da papoula enquanto ainda não está maduro. Este látex é bastante semelhante ao da seringueira, no entanto possui propriedades diferentes, sendo que o extraído da papoula contém morfina, codeína, papaverina e outras substâncias.
 


uso culinário:


A semente da papoula é muitas vezes usada na culinária. Muitas pessoas pensam que o uso da semente da papoula é ilegal no Brasil, o que não é verdade. O ópio é retirado da planta enquanto esta ainda está verde, enquanto que as sementes são extraídas quando a planta já se encontra seca. Mesmo assim, no Brasil, a venda da semente de papoula é controlada pela ANVISA através da Resolução RDC nº 239, de 28 de agosto de 2002. Ou seja, a semente não é proibida, mas sabendo que há muitas burocracias que os importadores têm que cumprir, a importação para o Brasil diminuiu. Contudo, a plantação em grande escala da espécie dormideira é proibida em solo brasileiro.

As sementes de papoula costumam ser usadas em saladas, massas, pães, bolos, tortas, salada de frutas, compotas, biscoitos, entre muitas outras coisas. É preciso ter em conta que o consumo de sementes de papoula pode originar um falso positivo da presença de ópio em um teste de detecção de drogas.


uso medicinal:

Há muitos anos a papoula vem sendo usada para fins medicinais. Na Mesopotâmia, por exemplo, um chá feito com a papoula servia para tratar insônias e prisão de ventre. Algum tempo mais tarde os babilônios e assírios usavam a seiva da papoula para produzirem remédios. 

O pai da medicina, Hipócrates, foi dos primeiros a registrar os efeitos medicinais desta planta. Alguns autores acreditam que um médico grego usava o ópio nos gladiadores em Roma. Esta substância ganhou popularidade na Europa no princípio do séc XVI, mas a sua propagação foi controlada pela Igreja Católica. Por volta dessa altura, uma fórmula à base de suco de papoula foi criada pelo médico suíço Paracelso. A crença que este remédio - o láudano - curava várias doenças e até tinha o poder do rejuvenescimento, fez com que o ópio ficasse ainda mais famoso em todo o mundo.

Em 1803, Friedrich Sertürner inventou a morfina depois de pesquisar e observar os variados efeitos do ópio. Esse não foi apenas o primeiro alcaloide a ser extraído do ópio, foi o primeiro alcaloide a ser extraído de uma planta.

Ricas em ferro, fósforo, fibras, tiamina, riboflavina e vitamina B, as sementes de papoula podem ser usadas para, além de dar sabor aos molhos, tratar diarreia, queimaduras, sangramentos no nariz, dores de dente e também como afrodisíaco natural. As sementes também reduzem a absorção de cálcio, sendo uma forma de prevenção contra as pedras no rim.


efeitos do consumo:

Quando consumida, a papoula pode trazer efeitos colaterais como sonolência por conter alcaloides de ação sedativa. A planta é considerada tóxica e pode causar dependência quando usada por longos períodos continuamente, devido à presença de morfina. Da papoula é feito o ópio, que se disseminou na Europa há muitos anos, e foi combatido quando a Igreja controlava os medicamentos. Paracelso, médico e alquimista neste mesmo período, criou o láudano, um suco concentrado de papoula responsável por curar muitas doenças e agir como rejuvenescedor. Com o tempo, as rotas comerciais se espalharam, consequentemente levando o ópio para outros lugares do mundo. Em 1803, seu uso passou a ser controlado por meio de um isolamento dos elementos narcóticos do ópio, realizado por um cientista alemão. Neste processo foi criada a morfina, usada até hoje em casos de dores extremas.

recomendações:

A papoula é recomendada na forma de infusão para combater sintomas de estresse e ansiedade. É também indicada para tosses de coqueluche, asma e bronquites, principalmente para pessoas com as vias aéreas inflamadas. Além disso, quando preparada na forma de infusão, pode ser usada para alívio de dores de dente devido ao efeito analgésico das pétalas.

Para preparar a infusão, use uma xícara de água para cada seis ou oito pétalas. O consumo indicado é de até três xícaras por dia. Na forma de salada, as pétalas devem ser colhidas durante a primavera no período da manhã. Basta que sejam bem lavadas e consumidas cruas.

O xarope de papoula deve ser preparado com a infusão de 10g de pétalas secas para cada 170 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em seguida coe e adicione 340g de açúcar mascavo. Dessa forma, recomenda-se o consumo de duas a quatro colheres de sobremesa antes de dormir.

Fontes: 
www.beneficiosdasplantas.com.br
www.plantasquecuram.com.br









Comentários

  1. Onde consigo compra as sementes da papaver somniferum?

    ResponderExcluir
  2. Segundo as leis brasileiras de combate a entorpecentes está planta pode sim ser cultivada. O crime começa a partir do momento em que o indivíduo passa a extrair e produzir as substâncias entorpecentes derivadas da mesma. Porém, tendo em vista que, existem leis de controle comercial para as sementes de todos os tipos diversos de papoula no Brasil, que retratam a quantidade e objetivo da aquisição de tal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)