Catanduva - Pityrocarpa moniliformis



CLASSIFICAÇÃO:

  • Família:Fabaceae
  • Subfamília:Mimosoideae
  • Período de floração:
  • Transição entre a estação seca e a chuvosa.
  • Origem e Habitat: Caatinga, Mata Atlântica.


CARACTERÍSTICAS:

A catanduva é uma espécie pioneira, de porte médio e no nordeste do Brasil ocorre principalmente em solos arenosos. Suas inflorescências são reunidas em espigas, formadas por flores pequenas, perfumadas e com coloração amarelo claro. 

floração:

Sua floração em massa ocorre principalmente entre os meses de dezembro e abril, esse período é caracterizado pela transição da estação seca para a chuvosa. 
Durante esse período ainda ocorre muita carência de recursos florais na caatinga. Suas flores produzem néctar e pólen em abundância, os quais são responsáveis por atrair vespas, moscas e principalmente abelhas. Durante o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa, a catanduva é a principal fonte de pólen utilizada pela abelha jandaíra (Melipona subnitida).

plantio:

Devido às suas características melíferas, recomenda-se o plantio de catanduva em áreas de criação e conservação de abelhas nativas. Além disso, essa espécie possui crescimento rápido e pode ser utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas. 

Fontes:

www.cepan.org.br
www.cnip.org.br

Comentários

  1. Olá Agefran,

    Quando usar fotos alheias favor citar a fonte!

    Alias você nem pediu permissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, não sei se você viu, mas tem as duas fontes de usei para pesquisa:
      www.cepan.org.br
      www.cnip.org.br

      Excluir
    2. O autor das fotos tem razão em reivindicar a autoria até porque as fontes citadas www.cepan.org.br e www.cnip.org.br ficam muito vazias de informação porque os sites são bem volumosos de informações e não aparece a foto do autor ao clicar, isto é, não aparece a foto de imediato quando clica na fonte. Seria interessante quando colocar outras fotos, que seja inserida a fonte ou referência da foto abaixo da imagem para não ocorrer este problema.

      Excluir
  2. O importante é a informação, pouco importa se essas fotos são alheias ou não, estamos num mundo globalizado e totalmente digital.

    ResponderExcluir
  3. Falou o egocêntrico q acha q pariu a planta! Aff!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)