Lindos Pássaros Com As Mais Exuberantes e Coloridas Plumagens

Imagem
Um vídeo impressionante de diversos pássaros exibindo suas belíssimas plumagens coloridas está deixando os internautas boquiabertos! “Pássaros coloridos”, diz a legenda compartilhada junto com o clipe no Instagram. O vídeo, publicado há alguns dias, já recebeu mais de 100 milhões de visualizações, além de mais de 7 milhões de curtidas e milhares de comentários de internautas que ficaram impressionados com a beleza das aves. “Oh meu Deus, que beleza”, disse um usuário do Instagram. “Não há artista maior que Deus”, afirmou outro. “Mesmo com efeitos, são especiais”, comentou um terceiro internauta. “Criação divina é algo que esta além da nossa compreensão, tudo perfeito”, escreveu mais um. De acordo com o site Pet Helpful, a araracanga, também conhecida como arara-escarlate, é um dos pássaros mais coloridos do mundo. Nativa da América do Sul, essa arara de grande porte exibe cores vermelhas, amarelas e azuis muito proeminentes em suas plumagens. Fontes:  MSN | Hotmail, Notícias, Famosos,

Copaíba - Copaifera langsdorfii



CLASSIFICAÇÃO:

    • Nome comum:Copaíba, Copaibeira, Pau-de-óleo e Bálsamo
    • Divisão:Magnoliophyta
    • Classe:Magnoliopsida
    • Ordem:Fabales
    • Família:Fabaceae
    • Gênero:Copaifera
    • Espécia: Copaifera langsdorfii

origem:

Por ser planta de florestas tropicais, é encontrada na África tropical, México, Antilhas e na Amazônia brasileira, onde talvez tenha conquistado o seu melhor "habitat", a ponto de ser confundida como árvore essencialmente amazônida.

Finalidade:

Embora não sendo madeira "de lei", a copaíba é utilizada na marcenaria para vários fins, sendo indicada para vigas, caibros, batentes de portas e janelas, peças torneadas, coronhas de armas, cabos de ferramentas e vassouras, tabuado para carrocerias, miolo de portas, lambris, assoalhos etc. Fornece um bálsamo chamado genericamente de "copaíba", que era o nome dado pelos indígenas ao óleo-resina que a árvore fornece. 

Finalidade terapêutica:

O "óleo de copaíba" é a resina tirada por incisão feita no tronco da árvore, sendo transparente e com um cheiro ativo, podendo ser usado tanto externa quanto internamente, pois é balsâmico e anti-séptico. 

Combate blenorragias, hemorragias, tosses e bronquites, doenças de origem sifilítica, moléstias da pele, incontinência urinária, diarréia, disenteria e urticária. É um dos produtos mais amplamente utilizados na farmacopéia popular da Amazônia, chegando muitos a afirmar que o homem do interior da floresta se recusa a derrubar este vegetal, apesar da multiplicidade de uso, diferente do que faz com os demais da flora amazônica. 


Curiosidade:

Para a extração da resina-bálsamo é necessário fazer-se uma profunda incisão no tronco da árvore adulta. Após a colheita, a sabedoria cabocla manda tamponar a incisão, pois a resina continuaria a sair pelo orifício e poderia matar a árvore. 

Depois se tira o tampão e faz nova colheita. Frase ouvida de um caboclo: "em Bacuriteua (sufixo eua: grande quantidade. Bacuriteua, tradução: grande quantidade de bacuri), perto da praia do Crispim tem uma copaíba muito enorme, tão grossa que um caboclo furou com uma pua e colocou no buraco uma torneira. Quando ele quer copaíba abre a torneira e apara a resina"... 

Mais: segundo a sabedoria cabocla, quando o "extrator" do óleo se aproximar da árvore que vai, no falar caboclo, "sangrar", ele deve ir no mais absoluto silêncio, pois se fizer barulho o óleo "sobe" na árvore e a colheita será bem menor. Quer saber? Não ria, pois tem um fundo de verdade,. Ou é querer acreditar que uma coisa sistematicamente repetida é coincidência... 

Fontes: www.cdpara.pa.gov.br; www.arvores.brasil.nom.br; www.plantamed.com.br












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)