Cientistas desenvolvem tomates pretos que podem combater doenças!

Superalimento foi criado por pesquisadores norte-americanos e começou a ser produzido na Inglaterra
Cientistas desenvolvem tomates pretos que podem combater doenças

uando você vai ao mercado — ou, se tem sorte, à feira — em busca de tomates, qual é o seu parâmetro para escolher os frutos? Você certamente seleciona os mais vermelhinhos, brilhantes e suculentos, não é mesmo? Mas e se você se deparasse com uma banca que expusesse tomates completamente pretos? Você se atreveria a experimentar essa esquisitice?
De acordo com o Daily Mail, o tal tomate preto é uma nova variedade — chamada Indigo Rose — que tem o potencial de combater condições como o diabetes, a obesidade e até o câncer. Segundo a publicação, o fruto é rico em antocianina, um poderoso antioxidante que também é o responsável pela pigmentação da pele do tomate.

Superalimento

Os novos frutos foram desenvolvidos primeiramente pela Universidade Estadual do Oregon, nos EUA, e começaram a ser produzidos na Inglaterra. O responsável pelo cultivo — Ray Brown, de Devon — recebeu um pacote misterioso contendo sementes identificadas apenas como “tomates pretos”, e a surpresa foi enorme quando as plantinhas começaram a crescer.
Conforme explicou, a coloração da pele do fruto se deve justamente pela ação do antioxidante que, por sua vez, pode ser encontrado naturalmente em vários vegetais e frutas. Durante o processo de amadurecimento, os tomates vão passando de um tom roxo azulado até se tornarem completamente pretos, e atualmente Brown possui três plantas, cada uma delas produzindo, em média, 20 tomates com as peles pretas e o interior bem vermelhinho.
O interesse nesse composto surgiu depois que estudos conduzidos por cientistas norte-americanos revelaram os poderosos benefícios que a antocianina pode oferecer para a saúde. Além disso, Brown explicou que, para produzir os tomates pretos, apenas técnicas de seleção são empregadas e não é necessário utilizar qualquer método que modifique as plantas geneticamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)