Sapoti - Manilkara zapota (Acbras zapota L.)


ORIGEM E DISPERSÃO
O sapotizeiro é originário do México e América Central, de onde se disseminou para os trópicos americanos, Ásia e África. No Brasil o sapotizeiro é encontrado principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O sapoti é o fruto do sapotizeiro, que é uma árvore cuja altura pode chegar até mais de 15m, com uma copa de folhagem densa e muitos ramos. Além de produzir o seu fruto, a madeira desta árvore pode ser aproveitada na produção de móveis e outras peças de carpintaria.
CONSUMO:
O fruto desta árvore, o sapoti, pode ser consumido ao natural ou utilizado na produção de geléias, compotas e, ainda, para sucos. Em sua composição encontramos as vitaminas B1, B2 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O valor calórico do sapoti é de 96 calorias em cada 100gr da fruta.
CULTIVARES:
As variedades não estão bem definidas e são distinguidas pela forma da copa e dos frutos; plantas que produzem frutos ovais são chamadas de sapoti; as que produzem frutos arredondados, de sapota. O sabor dos frutos é identico. Na Ásia e E.U.A encontram-se variedades definidas (Prolific, Russel, Betanvi, Proolon, Apel bener, entre outros).

CULTIVO:
O cultivo desta árvore é bastante fácil, pois ela se adapta bem a quase todos os tipos de solos e climas, apesar de se desenvolver melhor em regiões de clima quente, com bastante umidade, como o clima encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as chuvas são abundantes, com mais de 1000mm por ano.

A época mais indicada para o plantio do sapotizeiro é no início da estação das chuvas, utilizando-se mudas bem desenvolvidas, em solo úmido e fértil. As mudas devem ser preparadas em sacos plásticos, que são retirados no momento do plantio no local definitivo. A adubação ou calagem do solo deve ser feita de acordo com os resultados obtidos nas análises de solo.
Colmeia: O melhor dos blogs 
Um pomar de sapotizeiros deve ter um espaçamento de 8 metros entre as árvores. As mudas devem ser plantadas em covas de 40x40x40cm. Os tratos culturais são bastante simples, consistindo em capinas regulares, para mantermos o solo limpo e livre de plantas invasoras. Recomenda-se podas de formação, para que as copas das árvores se desenvolvam bem. Depois disso, as podas ficam restritas aos ramos secos ou que apresentem má formação. Podemos, também, plantar leguminosas nos espaços entre as árvores.
DOENÇAS E PRAGAS:
Apesar de ser uma planta bastante resistente a pragas e doenças, o sapotizeiro pode sofrer ataques da mosca-das-frutas e as broca-do-caule.
Broca-do-caule:

Larvas esbranquiçadas de besouros broqueiam tecidos da casca e lenho da planta formando galerias irregulares que circundam os ramos.
  • Controle
Poda e queima de ramos, galhos afetados; em seguida pulverizar com triclorfom 50 (Dipterex) 300 ml/100 litros de água.

Moscas-das-furtas:

Representadas por espécies de Anastrepha; suas larvas alimentam-se da polpa do fruto e deixam porta aberta à entrada de fungos de podridão.
  • Controle 
Controla-se aspergindo calda composta por fentiom 50 (Lebaycid), na dosagem 150 cc/20 l de água e 5 kg de melaço-sobre 3 m2 de cada da copa de cada planta a cada 15 dias.
São indicadas pulverizações em pré-florada e do fruto pequeno - com caldas a base de oxicloreto de cobre ou de mancozeb (Dithane) a cada 15 dias; com fruto formado efetuar pulverizações com calda mista-fentiom + oxicloreto de cobre ou mancozeb-para prevenir pragas e doenças.

COLHEITA:

A primeira colheita do sapotizeiro acontece no quarto ano, após o plantio da muda.
Um sapotizeiro em boas condições chega a produzir mais de 3000 frutos por ano, sendo mais comum uma produção de cerca de 2500.
Colmeia: O melhor dos blogs 

Fontes:
www.todafruta.com.br 
www.seagri.ba.gov.br 
 
 
 

Comentários

  1. Fruta interessante, eu não conhecia!

    ResponderExcluir
  2. Onde moro eu só conheço um uma árvore dessas! É um pouco raro.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja conhecia sobre existência dessa fruta, mais naõ sabia que ela era tão importante assim, as pessoas aqui não dão muito valor pensar que é uma fruta normal como as outras, era muito fácil encontra delas aqui nessa região mais agora está difícil as pessoas não sabem o quanto elas são importante e acabam cortando.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho dois pés com aproximadamente um metro e idade de sete anos!!! Não crescem!!! Plantei de sementes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente, o baixo crescimento de uma planta está relacionado a um solo deficiente. Solos poucos profundos impedem o desenvolvimento radicular e, consequentemente, da planta como um todo. O mesmo pode dizer de solos pobre em nutrientes.

      No caso do sapoti, para corrigir a deficiência de nutrientes, a Embrapa sugere os seguintes fertilizantes e quantidades: na época do plantio - 670g/planta de superfosfato simples e 50 de FTE; plantio com um ano - 230g/planta de uréia, 380g/planta de cloreto de potássio e 50 de FTE; do segundo ano em diante - 975g/planta de uréia; 700g/planta de superfosfato simples; 600g/planta de cloreto de potássio e 80 de FTE. Para suprir as necessidades hídricas da cultura sugere-se aplicar uma média de 50 a 60 litros de água por planta, em dias alternados, nos solos arenosos a irrigação localizada é a mais recomendada.

      Excluir
  5. existe diferença entre arvores de sapoti na que produz fruto arredondado e frutos achatados..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)