Tipo: Planta ( Árvore).
Sinonímias: Crescentia acuminata Kunth, Crescentia angustifolia Willd. ex Seem., Crescentia fasciculata Miers.
Família: Bignoniaceae.
Altura: 7 m (em média)
Diâmetro: 4 m.
Clima: Tropical, Tropical úmido.
Origem: América do Sul, América Central, Antilhas.
Época de Floração: Verão, Inverno, Primavera.
Propagação: Sementes.
Mes(es) da Propagação: Verao.
Persistência das folhas: Permanente.
CARACTERÍSTICAS
Árvore perene de porte médio podendo chegar até 12 metros de altura, com ramos longos, pendentes e cobertos por folhas em toda a sua extensão. As folhas são simples, inteiras, alongadas, de diversos tamanhos, cor verde-escura e brilhante.
Não forma uma copa frondosa. As flores são relativamente grandes, hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), formadas ao longo do tronco e ramos de cor branco-amarelada. Os frutos são ovóides ou arredondados, cor verde-clara, com 15 a 30 centímetros de diâmetro.
As cascas dos frutos tornam-se marrom-negros quando maduros e bem duros. A polpa é amarelada e contém muitas sementes. A planta se desenvolve e frutifica bem em condições de temperatura quente a amena, não tolera regiões frias sujeitas a geada.
Na época de sua frutificação a quantidade de frutos é tão grande que os seus galhos vergam ao peso dos mesmos. Há uma lenda popular de que, amarrando-se pedras nas pontas dos galhos, a frutificação ainda é maior.
A propagação é feita principalmente por sementes e pode ser feita também por enraizamento de estacas. A planta tem um lento crescimento, mas após alguns anos produz vários frutos grandes arredondados que despertam curiosidades.
USO
A madeira é própria para carpintaria, varais de carroça, marcenaria, carroçaria, selas e cabos de instrumentos. Essa madeira, em contato com a umidade apodrece rapidamente.
Os frutos, depois da retirada da polpa e secos, podem ser usados como recipientes domésticos, chocalhos, cuias, pratos e colheres rústicos. Do fruto ainda se obtém matéria tintorial, que serve para tingir a seda e o algodão; suas dimensões são enormes e sua casca é muito dura, servindo para fazer vasilhas, utensílios de cozinha, instrumentos musicais e outros objetos de uso doméstico.
A planta é adequada para plantio em parques e jardins, pelo exotismo de seus frutos gigantes, semelhantes à melancia, no tronco e nos ramos. As sementes podem ser consumidas, se cozidas ou torradas.
Esta planta, que contém propriedades terapêuticas, também é considerada venenosa, pois, contém ácido cianídrico. Todavia, o decocto e o extraio da casca são muito eficazes para a cura da enterite membranosa e da hidropsisia; o suco já foi muito empregado na Medicina caseira como antispasmódico e antitétanico e é nocivo aos suínos; a polpa do fruto ainda verde, embora amarga e até mesmo corrosiva, é eficiente contra a hidrocele, sendo ainda que, reduzida à calda açúcarada, torna-se um remédio febrífugo, purgativo e expectorante, muito útil contra a clorose e as doenças que afetam as vias respiratórias.
Ainda em tempos remotos, outras virtudes medicinais lhe eram atribuídas como, por exemplo, benéfica para a cura da erisipela e diversas moléstias da pele, para a facilitação de partos e extração das secundinas, método usado pelos índios que aplicavam as folhas aquecidas sobre o ventre das parturientes.
Na França era com essa polpa fabricado um xarope (sirop de Cale-vasse) que teve muita voga em toda a Europa. Quando a polpa já está madura tem aplicação como remédio abortivo sobre o gado que a come em época de escassez, mas também é usada em cataplasmas para acalmar as dores de cabeça.
Fonte:
http://www.plantasonya.com.br
http://www.paisagismodigital.com
http://www.esalq.usp.br/trilhas/medicina/am04.html
Olá sou apaixonada por cabaça e queria saber onde encontrar mudas desta de arvore.Obrigada.
ResponderExcluirRecebi uma fruta dessa para analisar e realmente bateu todas as características e as plantas estão frutificando e fica perto da cidade de Urandi-ba.
Excluirvou deixar meu e-mail para qualquer eventualidade a respeito Coité – Crescentia Cujete. joaoezequielfilho@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConsegui uma muda de Coité com o pessoal do IBAMA na Cidade de Santarém no Pará. Foi um trabalho pra trazer a muda no avião pra Bahia. Temos uma cidade no interior da Bahia chamada Conceição do Coité mas não sei dizer se lá fornecem mudas
ResponderExcluirCoité – Crescentia Cujete. Um amigo me trouxe uma fruta dessa planta para analisar e de acordo com a classificação botânica e suas características das sementes, polpa, casca e árvore em sua totalidade foi possível chegar a uma análise de 100% e dentro de pouco tempo estou já fazendo as mudas para distribuição. E-mail: joaoezequielfilho@hotmail.com
ExcluirRealmente não é muito fácil encontrar.
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/marceloresendebiologo
ResponderExcluirEU TENHO MUDAS DE COITÉ
BURITIS, MG NOROESTE DE MINAS
Amo essas coisas diferentes! Nossa cultura 'e muito rica!
ResponderExcluirQueiro detalhes sobre as estacas para plantar coite , tamanho , quanto tempo levam para aparecer as raices. Obrigado
ResponderExcluirAs mudas propagadas por estacas lenhosas de 1,5 cm de diâmetro por 25 cm de comprimento, iniciam a frutificação com 2 anos, enquanto plantas oriundas de sementes começam a frutificar com 4 a 5 anos após o plantio. Um forte abraço!
Excluir