Ingazeira - Ínga edulis Mart

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias. Também é usada na medicina caseira, sendo útil no tratamento da bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá).


Nome popular: ingá-da-praia; ingá-verdadeiro
Nome científico: Ínga edulis Mart
Família botânica: Leguminosae - Mimosoideae
Origem: Brasil


CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
Árvore de grande porte que pode atingir 15m de altura. Folhas divididas em 6 a 8 folíolos presos a uma haste folhosa com pilosidade de coloração ferrugíneo-tomentosa. Flores aglomeradas de coloração branco-esverdeada. Floresce quase o ano todo.

FRUTO
Longo, linear, podendo atingir até I m de comprimento, de coloração verde-pardacenta. Polpa branca, fibrosa que envolve sementes pretas. Frutifica quase o ano todo.

CULTIVO



Cultivo por sementes. Prefere solos arenosos próximos aos rios. De crescimento rápido, esta espécie é a mais conhecida dentre os "ingás".
Em meio à densa e rica floresta, por onde serpenteiam as águas móveis dos igapós, nascem, também, uma infinidade de árvores conhecidas como ingás.
Ali, na beira d'água, os ingás juntam-se às bacabas e às touceiras das palmeiras acaí, cheias de frutos e alimento.
Nas matas de terras firmes, repletas de árvores gigantescas intrincadas num emaranhado de cipós e de raízes aparentes, folhas, frutos e bichos por trás deles, encontram-se outros e variados ingás.

Tudo isso envolto em perfumes inebriantes, magia e silêncios, quebrados apenas pelas revoadas ruidosas dos pássaros.
De acordo com Pio Corrêa, pelo nome indígena de ingá - que significa "embebido, empapado, ensopado", devido talvez à consistência de seu arilo, polpa aquosa que envolve as sementes são conhecidas mais de duzentas espécies do gênero Inga, da família das Leguminosas.
Nem todas elas são nativas das florestas amazônicas, como o ingá-cipó.
Mas, em geral, os ingás preferem nascer às margens dos igapós, embrenhando-se pelas matas marginais dos rios amazônicos. Quando ocorrem em outras regiões, os ingás também são característicos das matas de galeria que seguem os cursos d'água por onde passam.
Assim como todos os outros ingás brasileiros, o fruto do ingá-cipó é uma vagem. Nesse caso, vagens grandes e verdes. A principal característica deste ingá - e que faz com que ele se destaque dos demais - é o fato de sua vagem conseguir atingir até 1 metro de comprimento sem se partir. E é provavelmente por esse motivo, por ser tão comprido e ficar meio espiralado, que ele leva o nome do cipó.
Dentro dessa vagem encontram-se sementes negras e brilhantes. Envoltas pelo arilo - de cor branca, levemente fibroso, de consistência macia e sabor adocicado estas sementes são chupadas e depois botadas fora. Apesar do conteúdo dessa polpa ter propriedades nutritivas, esse fruto é consumido pela população da Amazônia mais como espécie de distração ou passatempo.
As vagens do ingá-cipó são facilmente encontradas à venda nos mercados das cidades amazônicas, podendo ser transportadas da floresta e das áreas de cultivo com facilidade sem se estragarem.
Bastante apreciado em toda a Amazônia, o ingá-cipó é muito cultivado nos arredores das habitações e por toda parte, sendo frequente na mata, no estado subespontâneo.
É muito comum, também, utilizar-se a árvore do ingá-cipó para o sombreamento dos cafezais plantados na região.



Fonte: www.paty.posto7.com.br


Comentários

  1. é muito fácil conseguir a semente aqui na região norte, o problema é que ele geralmente gosta de áreas úmidas, porém, por aqui ele nasce em qualquer quintal...acabei de produzir 4 mudas...Porto Velho/RO.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrei de quando era criança,eu meu pai passávamos por um local,para visitarmos meus avós aqui em Nova Iguaçu RJ,tinha um pé de uma árvore que meu pai sempre pegava os favos dela para nós chuparmos os caroços e eu adorava,aí então,hoje há mais ou menos 40 anos depois perguntei minha mãe que planta era aquela,então ela disse que era Ingá e daí então,nunca mais vi esta planta.

    ResponderExcluir
  3. O ingá cipó forma muitas raízes com o tempo?
    Eu tenho um plantado bem próximo da parede da minha casa.
    Tem perigo das raízes futuramente afetarem a estrutura da minha casa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)