Lindos Pássaros Com As Mais Exuberantes e Coloridas Plumagens

Imagem
Um vídeo impressionante de diversos pássaros exibindo suas belíssimas plumagens coloridas está deixando os internautas boquiabertos! “Pássaros coloridos”, diz a legenda compartilhada junto com o clipe no Instagram. O vídeo, publicado há alguns dias, já recebeu mais de 100 milhões de visualizações, além de mais de 7 milhões de curtidas e milhares de comentários de internautas que ficaram impressionados com a beleza das aves. “Oh meu Deus, que beleza”, disse um usuário do Instagram. “Não há artista maior que Deus”, afirmou outro. “Mesmo com efeitos, são especiais”, comentou um terceiro internauta. “Criação divina é algo que esta além da nossa compreensão, tudo perfeito”, escreveu mais um. De acordo com o site Pet Helpful, a araracanga, também conhecida como arara-escarlate, é um dos pássaros mais coloridos do mundo. Nativa da América do Sul, essa arara de grande porte exibe cores vermelhas, amarelas e azuis muito proeminentes em suas plumagens. Fontes:  MSN | Hotmail, Notícias, Famosos,

Cássia do Nordeste (Acássia) - Senna Spectabilis



Nome Científico: Senna Spectabilis
Nome Popular: Cássia do Nordeste, Acássia, Tula-de-Besouro, Canafístula-de-Besouro e Pau-de-Ovelha
Família: Fabáceas (a mesma do Pau-brasil
Divisão: Caesalpioideae
Origem: Brasil
Bioma: Caatinga
Ciclo de Vida: Perene

Essa árvore atinge de 6 a 9m de altura,suas folhas são compostas pinadas e suas flores amarelas,dispostas em inflorescências terminais. ela floresce durante os meses de dezembro a abril. já o seu fruto é do tipo legume cilíndrico indeiscente e amadurecem nos meses de agosto até setembro. a Cássia-do-nordeste como o próprio nome diz, ocorre na região nordeste do Brasil,no bioma Caatinga. Essa planta ocorre na caatinga do RN. como sua madeira é mole e relativamente pequena,ela é aproveitada apenas para confeccionar objetos leves, como por exemplo caixotes e como lenha e carvão.




Utilidades:Caixotaria, Carvão, Florada Atraente, Lenha, Uso Ornamental;
Madeira: Moderadamente pesada, mole, pouco compacta, moderadamente durável quando protegida da umidade.
Tronco: Tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca fina, lisa e com ritidoma estriado.
Folha: Folhas alternas espiraladas, estipuladas, compostas paripinadas, com 10-20 pares de folíolos ovalados a oblongo-elípticos, de base arredondada e ápice agudo, glabros, de 2-4 cm de comprimento.
Flor: Flores amarelas, vistosas, bissexuais, diclamídeas, dispostas em longas panículas terminais.
Fruto: Fruto legume alongado, cilíndrico, indeiscente, negro, com sementes amareladas dotadas de pleurograma. Fruto não comestível.
Potencial Paisagístico: A árvore é extremamente ornamental durante o longo período que permanece em flor, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.

Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-abril. Os frutos amadurecem no período de agosto-setembro.
Sementes por Quilo: 27600
Sementes por Cova: 3
Mês de Coleta: Setembro
Longevidade e Armazenamento: Sua viabilidade em armazenamento é maior que 6 meses.
Colheita: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida deixá-los ao sol para secar e facilitar sua abertura e a liberação manual das sementes.
Quebra de Dormência: Não há necessidade.
Como Plantar: Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso; cobri-las com uma leve camada do substrado peneirado. A taxa de germinação é geralmente inferior a 30%. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-6 cm, as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, atringindo facilmente 3,5 m aos 2 anos.

Comentários

  1. Obrigado pela informação!
    Você sabe dizer se a raiz dela é agressiva, ou seja, se a raiz levanta calçadas e quebra canos de água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso afirmar com certeza mas, vi um comentário nessa página (faunaefloradorn.blogspot.com.br/2010/09/cassia-do-nordestesenna-spectabilis.html) que dizia que duas dessas árvores tinham acabado com a calçada e com a rua.

      Excluir
  2. Em plano 2018, cheio de problemas ambientais batendo em nossa cara, e as pessoas se preocupam com cimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sempre um idiota pra fazer comentário retardado sem se identificar.

      Excluir
  3. Estava chamando essa árvore de pé de pica...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Muitas espécies árvores causam algum estrago. Cabe consulta a técnico da área. O fato é que com o desenvolvimento das cidades. O único lugar onde se poderá ter árvores será nas calçadas e praças. As calçadas de forma correta devem ter pelo menos dois metros de largura e uma gola de plantio com 1 metro quadrado. Tanto para entrada de água de chuva. Quanto para a o bom desenvolvimento das árvores. Golas pequenas causam danos para as árvores . Elas precisam desse espaço. Com calçadas com essa dimensao mínima de dois metros também não vai comprometer a mobilidade das pessoasuas.

    ResponderExcluir
  5. Alguém saberia informar qual o tempo médio de vida desta árvore?

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber qual a profundidade das raízes desta especie

    ResponderExcluir
  7. Li diversos artigos sobre essa bela arvore originária da caatinga. Alguns falam que suas raízes são agressivas e outros dizem o contrario. Tenho visto muitas fotos delas em calçadas. Gostaria de ter certeza sobre a suposta agressividade de suas raízes. Muito legal o site de vcs.👍🏽👍🏽

    ResponderExcluir
  8. Conheço como caquéra. Tenho em minha chácara. É linda na florada

    ResponderExcluir
  9. Conheço como Caquéra. Tenho em minha chácara. É linda na florada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)