Ciriguela - Spondias purpurea
Seriguela, siriguela, ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. A Academia Brasileira de Letras, no entanto, somente reconhece a grafia "ciriguela". É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária das Américas Central e do Sul, é bastante comum no nordeste do Brasil.
A árvore da siriguela é de porte médio (3 a 5m), contendo bastante galhos onde são desenvolvidas os frutos em forma de caixos. Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Seu fruto é de cor verde, passando a amarelo quando maduro. A região Sul do Ceará é hoje o maior produtor da fruta.
Origens e habitat
A ciriguela encontra-se no sul do México, na América Central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1 200 metros de altitude. Ocorrem exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros do Rio de Janeiro, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo, onde é utilizada no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do distrito federal brasileiro. A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de ciriguela do Brasil.
Cultivo
Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.
A ciriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de sete a doze centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.
Fruto
É uma drupa elipsoidal de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce.
O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. A ciriguela possui, ainda, vitaminas A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.
Informações Nutricionais
Polpa de 100g
Calorias 80 kcal
Proteínas <1 g
Carboidratos 20 g
Gorduras Totais 0 g
Gorduras Saturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Fibra 0,4 g
Cálcio 0 mg
Ferro 1 mg
Sódio 0 mg
Calorias 80 kcal
Proteínas <1 g
Carboidratos 20 g
Gorduras Totais 0 g
Gorduras Saturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Fibra 0,4 g
Cálcio 0 mg
Ferro 1 mg
Sódio 0 mg
Receita - Caipirosca de Ciriguela
Ingredientes:- 2 onças (60 ml) de vodca de boa qualidade;
- 1-2 colheres de sopa de açúcar granulado;
- de 4 a 6 seriguelas frescas;
- cubos de gelo esmagado.
- 2 onças (60 ml) de vodca de boa qualidade;
- 1-2 colheres de sopa de açúcar granulado;
- de 4 a 6 seriguelas frescas;
- cubos de gelo esmagado.
Preparo:
Em um copo old-fashioned, coloque a casca e a polpa das seriguelas lavada, descartando a semente central. Adicione o açúcar a gosto, em seguida, usando um almofariz ou o cabo de uma colher de madeira, esmague a polpa até que o suco tem liberado e dissolvido no açúcar. Adicione a vodka, em seguida, encher o copo com gelo. Mexa bem para gelar a bebida e sirva imediatamente.
Nota: (esta receita pode ser facilmente transformado em uma caipirinha substituindo a vodca por cachaça.)
Fontes
www.docemel.com.br
www.wikipedia.org
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!