O jambo-rosa, ou jambo, é o fruto de uma espécie de Jambeiro, Syzygium jambos. Pertence ao gênero Syzygium e à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto.
CLASSIFICAÇÃO:
DIVISÃO:
|
Magnoliophyta
|
---|---|
CLASSE:
|
Magnoliopsida
|
ORDEM:
|
Myrtales
|
FAMÍLIA:
|
Myrtaceae
|
GÊNERO:
|
Syzygium
|
ESPÉCIE:
|
S. jambos
|
Características:
É uma árvore que alcança até 20 m de altura, possui copa densa com
formato cônico, folhas opostas, pecioladas, elípticas, grande e glabras.
O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro, cor amarelo ou
róseo-branca ou arroxeada, muito aromático, polpa branca, esponjosa e de
sabor suave. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por
vários embriões carnosos, que se separam facilmente.
São frutos piriformes (em forma de pêra), com casca lisa e cerosa, rosada, esbranquiçada, amarela ou laranja-amarelada, polpa consistente e branca, e uma ou mais sementes de formato esférico no seu interior. É também conhecido como jambo-amarelo ou jambo-amarelado.
Syzygium jambos É uma espécie sempre-verde, tolerante a sombra, que se estabelece melhor em condições de forte sombreamento (dossel fechado), onde ocupa o estrato médio da floresta. Apresenta grande plasticidade à condições ambientais adversas (ex. alta resistência ao vento e tolerância ao sal), e fácil adapta ção à ambientes de florestas tropicais úmidas.
USO:
Apresenta diferentes utilidades ao uso humano. Seus indivíduos são usados como quebra-ventos e para controle de erosão (embora existam restrições). Sua madeira é amplamente usada como combustível (lenha) (um dos principais motivos de sua ampla disseminação pelo mundo) e para extração de tanino. Embora apresente baixa qualidade, sua madeira também é usada na construção civil e confecção de artesanatos. Seus frutos são bastante apreciados para consumo humano e usados para produção de doces e geléias.
Em algumas regiões, madeira, raízes, frutos e sementes costumam ser utilizados na medicina popular.
As folhas são empregadas na medicina popular como antiiflamatórias, cicatrizantes, anti-sépticas e, especialmente, como antidiarreicas.
variedades:
Há quatroespécies principais de Syzygium cujos frutos são conhecidos como jambo, todas nativas do continente asiático:
S. jambos: Jambo-amarelo, com frutos amarelados, de sabor fraco;
S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho;
S. aqueum: Jambo-branco ou Jambo-albino, com sabor adocicado, mas pouco cultivado no Brasil.
Em algumas regiões, o jamelão, fruto pequeno e negro da Syzygium cumini, é conhecido em certos lugares como "jambo","Jambre" ou "jambolão".
O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.
Propagação: o jambeiro-rosa é propagado por sementes ou alporquia.
propriedades:
O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.
cultivo:
Clima e Solo: é encontrado em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e diversos tipos de solos, sem problemas de drenagem.Propagação: o jambeiro-rosa é propagado por sementes ou alporquia.
Fontes:
pt.wikipedia.org
www.mma.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!