Moringa - Moringa oleifera Lam.



MORINGA
A moringa pode ser uma boa alternativa de cultivo no Brasil. As folhas desta planta servem para alimentação humana e animal, as sementes produzem óleo e moídas ou esmagadas servem para o tratamento de água. A madeira serve para a produção de papel e fios têxteis. 


ORIGEM
A moringa (Moringa oleifera Lam.) é originária do Nordeste da Índia. É  cultivada por vários povos do oriente por seu alto valor alimentar, medicinal, industrial e sua aplicabilidade no tratamento de água para o consumo humano.

CARACTERÍSTICAS
É uma planta perene, com aproximadamente 5 m de altura, de tronco delgado e folhas compostas. As flores são numerosas e floresce o ano todo. Os frutos são longos, parecidos com uma vagem e contém muitas sementes.

A raiz é em forma de tubérculo e armazena energia para a planta, que favorece em seu rebrote. A madeira é mole, porosa e amarelada.

PLANTIO
A Moringa pode ser propagada por meio de sementes ou de estaquias. Os espaçamentos variam de acordo com a finalidade do plantio. Se for para a produção de sementes a distância entre plantas variam de 3 a 5 metros. Para a produção de forragem ou biomassa os espaçamentos podem ser de 60 cm entre linhas e de 25 cm entre plantas.

PRODUÇÃO
Destinada à produção de sementes, a primeira colheita acontece entre seis meses e um ano após o plantio.  Devidamente podada, a planta produz mais ramos e pode render três colheitas anuais, podendo produzir até 3 mil kg de sementes por hectare. Em seu grão contém aproximadamente 42% de óleo. 

Cultivada para a produção de biomassa o seu crescimento é muito rápido e pode render até 600 toneladas por hectare ano, em vários cortes.

UTILIZAÇÃO
Considerada como uma das árvores cultivadas mais úteis para o ser humano, praticamente todas as suas partes podem ser utilizadas para diversos fins. Nos trópicos, as suas folhas são usadas como forragem para animais, chegando a ter 27% de proteína na matéria seca. A semente produz óleo de excelente qualidade para a indústria química. 

O pó da semente pode ser utilizado para o tratamento de água. As vagens verdes podem ser cozidas e consumidas como alimento humano. As raízes são medicinais e utilizadas no tratamento de muitas doenças.


PURIFICADOR NATURAL

Em alguns países em desenvolvimento, a água dos rios utilizada para consumo humano e uso doméstico em geral, pode ser altamente túrbida, particularmente na estação chuvosa, contendo material sólido em suspensão, bactérias e outros microrganismos. A cada ano, milhões de crianças poderão morrer nesses países, vítimas de infeções causadas por água impura. É necessário que se remova a maior quantidade possível desses materiais antes de usá-la para consumo.


Normalmente isso é obtido pela adição de coagulantes químicos, dentro de uma seqüência de tratamento controlado. Coagulantes químicos, tais como o sulfato de alumínio, às vezes não estão disponíveis a um preço razoável para as populações dos países em desenvolvimento. Uma alternativa é o uso de coagulantes naturais, geralmente de origem vegetal, para promover a coagulação de tais partículas.

As descobertas recentes do uso de sementes trituradas de M. oleifera para a purificação de água, a um custo de apenas uma fração do tratamento químico convencional, constitui uma alternativa da mais alta importância. Em relação à remoção de bactérias, reduções na ordem de 90-99% têm sido relatadas na literatura. Deve ser observado, porém, que o uso do tratamento com sementes, assim como o de outros coagulantes naturais e químicos, não produz água purificada. O risco de infecção pode ser altamente reduzido e a água passa a ser considerada potável. Portanto, alguma forma de desinfecção, tal como fervura, é recomendada.

Em um projeto piloto para tratamento de água em Malawi, na África, foi constatado que enquanto o alumínio é eficiente como coagulante apenas em uma faixa restrita de níveis de pH da água a ser tratada, as sementes de Moringa atuam independentemente do pH, constituindo-se em uma vantagem a mais em países em desenvolvimento, onde normalmente não é possível controlar efetivamente o pH antes da coagulação. Tais sementes podem ser usadas no tratamento de água, abrindo possibilidades que asseguram que os países emergentes possam ter água saudável, limpa e potável e para o uso doméstico. Poderão, sem duvida, se transformar numa solução para reduzir a incidência de doenças provocadas por água impura, que representam uma das principais causas que levam à alta incidência de morte. 


Há relatos, na literatura, da introdução de M. oleifera em alguns estados do Brasil a partir de 1950. Porém, como o seu potencial não era bem conhecido, a planta foi usada apenas como ornamental.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, Sergipe, em um trabalho pioneiro, vem realizando um estudo preliminar com plantas de M. oleifera, relativo ao seu comportamento nas condições climáticas da região. O interesse pela potencialidade da planta vem crescendo consideravelmente na comunidade e um programa de produção de mudas já está em andamento. O plantio de mudas de M. oleifera nas estações experimentais deste Centro também já foi iniciado para que se constituam bancos de semente de futuros de programas de aproveitamento da planta como fonte de alimento e purificador natural de água para as populações das áreas sujeitas à secas.




Tratamento de água para uso doméstico
Vagens com sementes devem ser deixadas para amadurecer na árvore e coletadas quando secas. As ‘asas’ leves e cascas das sementes são facilmente removidas, deixando apenas a parte branca da semente. Isto deve então ser triturado muito bem e socado com o uso de u m   pilão . A   quantidade necessária de sementes para se tratar a água de rio depende de quanta impureza a água contém. Os utilizadores ficam familiarizados  rapidamente com a quantidade de sementes que se deve usar para cada tipo de água, visto que a quantidade de sedimentos muda com cada estação. Para tratar 20 litros de água (quantidade equivalente a um balde grande) são necessárias cerca de 2 gramas de sementes trituradas (duas colheres de chá razas de 5 ml ou duas tampinhas de refrigerante cheias). Adicione uma pequena quantidade de água limpa às sementes trituradas para formar uma pasta. Coloque a pasta dentro de uma garrafa vazia – uma garrafa de refrigerante é ideal. Adicione uma xícara (200 ml) de água limpa e agite por 5 minutos. Esta ação ativa as substâncias químicas nas sementes trituradas. Filtre a solução com um pano branco de algodão colocando-a dentro de um balde de 20 litros com a água do rio. O conteúdo deve então ser misturado rapidamente por 2 minutos e depois misturado vagarosamente por 10–15 minutos.
Durante este período de se estar misturando o conteúdo lentamente, as partículas das sementes da   moringa se juntarão  coagulam com as bactérias e formam partículas maiores, as quais decantam no fundo do balde e lá permanecem. Após uma hora, a água limpa pode ser retirada.
Este processo removerá 90–99.9% das bactérias que se juntam com as partículas sólidas, purificando a água. No entanto, alguns microorganismos  prejudiciais que ainda permanecem na água podem não   ser removidos,  especialmente se a água estiver muito poluída. Para se conseguir que a água  seja potável, mais purificação é recomendada – seja fervendo a água ou usando-se um filtro simples de areia. As sementes secas (remova as que estão sem cor) e o pó podem ser armazenados. No entanto, a pasta deve ser preparada no dia que vai ser usada.




Comentários

  1. Sell Moringa Powder, Moringa Tea, moringa seed, ....www.moringavn.com
    Manufacturer: Le Hoang CO.,LTD
    Adress: 433/1 Street Su Van Hanh, 12 Ward, 10 District,,Ho Chi Minh City, Viet Nam
    Tel: (+84) 667-668-63 - (+84) 983 868779
    Mail: caychumngay@yahoo.com.vn
    Website: www.caychumngay.com - www.moringavn.com
    --------------------------

    Le Hoang CO.,LTD
    Sell Moringa Powder, Moringa Tea, moringa seed ...

    Kính chào Quý khách!
    CÔNG TY TNHH LÊ HOÀNG
    ( Giao hàng miễn phí – kể cả Thứ 7 và Chủ nhật )
    E-mail: caychumngay@yahoo.com.vn
    Web: www.caychumngay.com.vn
    ĐT đặt hàng: (08) 667 668 63 – 0983 868 779
    ---------------------------------
    Website tham khảo:
    Cây Thuốc Việt: http://www.caythuocviet.com
    Cây Chùm ngây: http://www.caychumngay.com
    - http://www.caychumngay.com.vn
    Phật pháp Nhiệm mầu: http://www.phatphap-nhiemmau.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho sementes de moringa,mas não como plantar.Quantidade terra,substrato,enfim,gostaria muito de ter essas informações.
    Grata.

    ResponderExcluir
  3. eu estou fornecendo semente de moringa oleifera em aquidauana ms

    ResponderExcluir
  4. eu estou fornecendo semente de moringa oleifera em aquidauana ms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Antonio, eu gostaria de seu contato pra conversar sobre sua disponibilidade de sementes. pode me um zap no 42 998349505. Obrigado

      Excluir
  5. en frente nosso condominio esta cheio destas arvores, e meus avos usavam muito, chá, sempre saude perfeita.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se as folhas verdes podem ser usados em chás e e o cheiro forte seria uma característica da planta innatura?

    ResponderExcluir
  7. Garden moringa Lençóis paulista - sp temos mudas , farinha, sementes e cápsulas, enviamos para todo o Brasil watsapp 14 99164-7623

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)