9 Curiosidades sobre animais.

O reino animal possui muitas peculiaridades, algumas delas são bem estranhas e poucas pessoas sabem. Já parou para pensar que um gorila pode pegar várias doenças dos humanos, que as borboletas bebem lágrimas e que esquilos usam “perfume”?

Certamente você pode achar isso bizarro, mas são coisas que fazem parte da vida dos animais, e é interessante sabermos alguns desses fatos curiosos.

1 – Os golfinhos não “dormem”

Ao contrário dos seres humanos, os golfinhos só podem descansar um hemisfério do cérebro de cada vez. Eles necessitam deixar a outra parte do cérebro ativa, pois são respiradores conscientes (não respiram automaticamente como nós).

2 – Borboletas bebem lágrimas de tartarugas

As borboletas não conseguem sódio suficiente a partir das flores, tendo que recorrer a outras fontes de sal disponíveis. Uma espécie de tartaruga chamada tracajá elimina o excesso de sal do corpo através das lágrimas, sendo uma importante fonte de sódio para as borboletas.

3 – Esquilos usam perfume de cobra como proteção

Esquilos utilizam a pele descartada pela cobra cascavel, e se aproveitam do cheiro dela para despistar os predadores. Como ficam com cheiro de serpente, os predadores não se aproximam tão fácil.

4 – Crocodilos não envelhecem

Ficar jovem para sempre é um sonho de muitas pessoas, mas para os crocodilos isso é uma realidade. Isso não quer dizer que eles são imortais, eles morrem como qualquer outro ser. Mas não mostram sinais da idade avançada – biologicamente eles permanecem jovens.

5 – Búfalos africanos vivem em democracia

Os búfalos africanos costumam andar juntos, em gigantes rebanhos de até mil membros. Para decidirem para que lado vão, eles conseguem votar em qual direção acham melhor. Isso mesmo! As fêmeas indicam para onde querem ir olhando para a direção, depois para trás e para baixo (os machos não conseguem votar).

6 – Gorilas podem se infectar com doenças humanas

Pesquisadores da África e dos Estados Unidos descobriram, após uma pesquisa, que os gorilas podem contrair algumas doenças dos seres humanos que os levam até à morte (principalmente problemas respiratórios). Os gorilas e os seres humanos partilham 98% do mesmo DNA, esse é o principal motivo da contaminação desses animais.

7 – Um grupo de corujas é chamado um parlamento

Na língua inglesa, o coletivo de corujas é chamado de parlamento (parliament). Isso porque o animal remete à sabedoria e também representam a pedagogia.

8 – Cães enxergam no escuro melhor que nós.

Mesmo não podendo ver tantas cores como os humanos, os cães enxergam melhor no escuro do que nós. Apesar de não conseguirem ver todas as cores, os cães enxergam muito melhor do que nós no escuro. Mas é claro que, na escuridão total, eles não enxergarão nada.

9 – Elefantes e baleias-jubarte experimentam a menopausa.

Essa fase difícil em que as mulheres sofrem tanto, não faz parte apenas da vida dos seres humanos. Elefantes e baleias-jubarte também passam por isso.

Fonte:

https://www.tudointeressante.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)