As 10 espécies de sapos mais venenosas do mundo!

Como falamos em outra publicação, a natureza, apesar de  bela, pode ser muito perigosa. Já falamos das plantas venenosas, agora chegou a vez dos sapos.

Quando se fala sobre espécies tóxicas de répteis no mundo, o principal nome que surge em mente é da cobra. Há muitas outras espécies tóxicas no planeta, e uma delas é o sapo.

O sapo é normalmente encontrado em casas e muitos lugares, e as crianças os prendem para se divertir e brincar. Mas algumas espécies de sapos são tão perigosas que podem causar a morte de humanos.

As toxinas produzidas a partir destes sapos venenosos causam vários problemas de saúde como paralisia, insuficiência cardíaca, doenças respiratórias. Nesta seleção estão em destaque as 10 espécies de sapos mais venenosas do mundo, e alguns deles são tão fatais que causam a morte de humanos apenas pelo toque.

10º Ranitomeya reticulata

Ranitomeya reticulata entre os sapos mais venenosos do mundo
Este sapo é encontrado principalmente no Peru. É prejudicial o suficiente para matar um animal imediatamente, e seu veneno comparado com qualquer cobra grande. Segundo a pesquisa científica, esta espécie de sapo não é capaz de produzir veneno, os insetos que eles comem como formigas, ácaros e besouros produzem uma toxina que acumulou em glândulas sob a pele.
Depois disso, este veneno filtra através dos poros nas costas e o torna um sapo perigoso. Eles têm uma grande auto defesa contra o inimigo, e um ataque é suficiente para matar uma galinha.

9º Rela-morango

Rela-morango entre as especies de sapos mais venenosos do mundo
Seu nome é derivado por causa das tribos ameríndias que usavam suas secreções tóxicas para lançar dardos, e o nome morango dado a eles por causa de sua cor. Estes sapos da América Central são lindos. Ele é um dos sapos mais venenosos, causa queimadura e inchaço da pele humana. Eles estão sempre procurando por um lar seguro com seus girinos em suas costas, gostam de manter seus girinos em lugares separados e gostam de viver em poça de água da chuva.
 

8° Dendrobates azureus

Dendrobates azureus entre as especies de sapos mais venenosos do mundo
Outro sapo usado para dardo venenoso nesta seleção é o sapo azul. Ele tem cor azul vibrante e atraente com pontos pretos em todo o corpo. É possível ver sua cor azul em muitas pinturas, retratos e tatuagens. Este sapo é menos venenoso como comparado com outros nesta seleção, mas 2 microgramas são suficientes para matar um humano. Eles são encontrados principalmente nas regiões da América do Sul. As toxinas surgem das formigas e pequenos insetos que eles comem.

7º Striped Poisonous Frog

Striped Poisonous Frog entre as especies de sapos mais venenosos do mundo
É encontrado no Panamá, Costa Rica e regiões da Nicarágua. Eles pertencem à família Dendrobatidae. Uma pequena quantidade de veneno de quase 0.8 mg é suficiente para parar o ataque do inimigo. Como seu nome indica, eles têm característica listrada no corpo que produz batrachotoxinas que causam a insuficiência cardíaca na indigestão. Outro sapo chamado false poison dart frog é semelhante em aparência a este sapo que não é perigoso.

6º Golfodulcean

Golfodulcean entre as especies de sapos mais venenosos do mundo

O sapo pretence ao gênero Phyllobates e produz veneno neurotóxico alcalóide. As toxinas criadas desta espécie causam graves problemas de saúde como convulsões, dores severas e paralisia. Eles são encontrados na Costa Rica.  De forma surpreendente, as listras coloridas estão correndo em todo o corpo de um sapo, e isso carrega mais veneno por causa de seu significativo tamanho.

5º Dendrobates tinctorius

Dendrobates tinctorius entre as especies de sapos mais venenosos do mundo
Este sapo é o terceiro maior sapo venenoso do mundo. E carregam diferentes combinações de cor em seu corpo. O veneno é usado para caçar outros animais em tribos da Guiana. Outro benefício destes sapos é que as pessoas os usavam para massagear o corpo do papagaio e converter as características do papagaio em cores diferentes. 
 

4º Ranitomeya variabilis

Ranitomeya variabilis entre as espécies de sapos mais venenosos do mundo
Este sapo é de habitação de árvore. Seu habitat é florestas tropicais do Equador e Peru. Tem aparência atraente com combinação de cor branco e preto. Eles são muito perigosos, podendo matam até 5 humanos ao mesmo tempo por secretar veneno suficiente de sua pele.
°

3° Phyllobates bicolor

Phyllobates bicolor entre as espécies de sapos mais venenosos do mundo
É pequeno, mas um sapo extremamente venenoso. Eles são encontrados em Western Columbia. A toxina destes sapos é batrachotoxina que causa febre, dor, falha respiratória, paralisia dos músculos e conduz até a morte. O veneno de 150 microgramas é suficiente para matar um humano adulto.

2° Phyllobates terribilis

Phyllobates terribilis entre as espécies de sapos mais venenosos do mundo
Este sapo é encontrado na Holanda. E é espécie pequena, mas perigosa o suficiente para matar um elefante e 20 pessoas de uma vez. Até o humano pode morrer, mesmo por tocá-lo. As toxinas destes sapos diretamente atacam o coração e levam à insuficiência cardíaca, sendo segunda posição nesta seleção, das 10 espécies de sapos mais venenosas do mundo.

1º Phyllomedusa bicolor

Phyllomedusa bicolor entre as espécies de sapos mais venenosos do mundo
Eles são encontrados na bacia amazônica. O veneno leve deste sapo perigoso causa sedação, distúrbio gástrico e alucinação. O fator mais interessante é que suas toxinas são usadas em tratamento de câncer e AIDS. E aparentam como a folha, como seu nome indica e têm a cor verde, sendo este sapo posição líder nesta seleção, das 10 espécies de sapos mais venenosas do mundo.

Fonte: http://top10mais.org/
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)