Batata de Purga - Operculina alata.



Nome científico.

Operculina alata

descrição.

Da família das Convolvulaceae, também conhecida como jalapa, jalapão, purga de amarelo leite, briônia da américa e jalapa do Brasil. Planta herbácea, de caule trepador, purpúreo, glabro, quadrangular, desprovido de gavinhas, atingem até 4m de comprimento. O rizoma é afilado, leitoso, com cerca de 5cm de comprimento e tuberosidades com raízes secundárias. Folhas alternas de 9cm de comprimento por 5cm de largura, pecioladas, cordiformes, lisas e muito chanfradas na base, acuminadas, verde-escuras na página superior e, esbranquiçadas na página inferior. As flores são solitárias, ocasionalmente 2, pedunculadas, 5 sépalas, pétalas fundidas Amarelas de 7cm de comprimento e 5 estames. O fruto é uma cápsula ovóide com 4 sementes.

Parte utilizadas: Raiz tuberosa

Habitat.

Originária do México, aclimatada no Brasil, aparece espontaneamente em capoeiras e pastos do Centro-Sul do país.

Princípios ativos.

Ácido caféico, convolvulina, jalapina, ácido jalapinólico, resina, escopoletina, amido, ácido valérico.


Propriedades medicinais.

Analgésica, antiinflamatória, depurativa, diurética, energético, febrífuga, laxante, purgativa.

indicações.

Congestão, hemorragia (cerebral, pulmonar), hidropsia (cardíaca, renal), prisão de ventre. O uso popular abrange ainda o tratamento de edemas, inflamações, dor de cabeça e febre.

Contra-indicações/cuidados: Planta drástica, deve ser usada somente em casos que justifiquem sua toxicologia.

Efeitos colaterais: Frequentemente aparecem náusea, dores espasmódicas e gastroenteríte. Não se recomenda seu uso sem supervisão de um especialísta. Em caso de ingestão excessiva deverá ser feito o esvaziamento gástrico, com sonda nasogástrica em sifonagem e tratamento sintomático. Planta com efeitos tóxicos, é contra-indiada para crianças, gestantes e lactentes. Por seu efeito drástico, às vezes necessário, é usado na medicina popular.

Contraindicações.

Planta com efeitos tóxicos. é contraindicada para crianças, gestantes e lactentes. Por seu efeito drástico, às vezes necessário, é usado na medicina popular.

Superdosagem: Em caso de ingestão excessiva deverá ser feito o esvaziamento gástrico, com sonda nasogástrica em sifonagem e tratamento sintomático.

pó de batata-de-purga.


Posologia: Adultos: 5g de tubérculos (2 e 1/2 colheres de sopa) em decoccto 2 vezes ao dia como laxativa, resolutiva, hemostática e regularizadora; 10g de tubérculos (5 colheres de sopa) em decocto como purgativa drástica.

Modo de usar: 

  • raízes (tubérculos): 2 gramas de pó em uma xícara de chá de água fria 2 vezes/dia: purgativo; 
  • raízes (tubérculos): 2 colheres das de sobremesa num cálice d’água de uma só vez: purgativo drástico nas As hidropisias cardíacas ou renais, as congestões, inflamação e hemorragias cerebrais ou pulmonares, que requerem uma descarga; 
  • raízes (tubérculos): 1 colher das de sobremess num cálice d´água de uma só vez, ao deitar: laxativo; - folhas e flores: prisão de ventre, laxativo energético, pugativo e depurativo. - pó da raiz:de 0,1, 0,4g/dia; - tintura de 0,5, 2ml/dia;
Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

Comentários

  1. Será que esse depurativo da batata purga mata todos os vermes da cabeça dos olhos e da corrente sanguínea que circulam por todo o corpo pôr que li toda a matéria explicativa e fala que o pó da batata e depurativo do sangue será que mata mesmo esses indivíduos patológicos

    ResponderExcluir
  2. Como devo usar o pó de batata de purga em criança de 7 anos

    ResponderExcluir
  3. Comprei em uma casa de raiz me falaram que limpa tudo

    ResponderExcluir
  4. Apartir de quantos anos pode usar em criancas no caso pra verme

    ResponderExcluir
  5. No caso de alergia ao corpo, insetos morde e fica caroços pelo o corpo(muitas feridas), quanto tempo a pessoa pode ta tomando esse remédio?

    ResponderExcluir
  6. Quem tá fazendo o uso pode comer comidas "remosas"?

    ResponderExcluir
  7. A batata de pulga é a mesma batata de resina

    ResponderExcluir
  8. consumir um doce feito batata pulga fiquei curada de um coceira e feridas no corpo não sabia o que fazer isso já tem muito tempo realmente ela e boa não só comi o doce como passei a goma dela na pele minha ela fez o doce assim limpou a raiz e ralou colocou na água coou e deixou assenta a goma fez o doce da massa e o pó usei no corpo e a água joguei fora

    ResponderExcluir
  9. minha mãe idosa diabetica pode tomar o chá?

    ResponderExcluir
  10. Tenho sementes e gostaria de saber como planta las!?

    ResponderExcluir
  11. Como fazer e quantos colheres e agua pra limpar o rins

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)