Dama Dançante - Oncidium cebolleta

O Oncidium cebolleta é uma espécie de orquídeas do gênero Oncidium, também chama de dama dançante, da subfamília Epidendroideae, da família das (Orquidáceas).

Etimologia




Esta orquídea do gênero Oncidium cresce agrupado em forma de touceiras. 
O nome científico provêm do latim Oncidium = "inchação", "tubérculo" e "cebolleta" por causa do formato de suas folhas, não é a toa que esta orquídea é chamada de orquídea de folhas de cebola.


Habitat


Esta espécie é nativa do Sul do México, no estado de Campeche, da América Central, do SE da Venezuela e do Brasil. Esta Orquídea se desenvolve sobre árvores. Área de clima quente e úmido de terras entre 150 e 1700 metros de altitude con luz forte e florecendo nos meses de temporada seca do bosque.

Colmeia: O melhor dos blogs

Descrição


O Oncidium cebolleta é uma orquídea epífita e ocasionalmente rupícola, com pseudobulbos cilíndricos achatados lateralmente de onde saem apicalmente duas folhas coriáceas carnosas, em seu centro saem duas hastes florais de pequenas e numerosas flores. Possui um ramo floral paniculado.

Flores em racimo médio de muitas flores, de 4 cm de tamanho, de cor amarelo forte com manchas de cor de café.
Os índios pré-colombianos da América Central usaram esta planta para produzir uma espécie de alucinógeno.

Cultivo


Tem preferência por muita claridade ou com sombra moderada. Para cultivar, deve-se plantar em um tronco com a base reta não muito largo, para que se possa manter em pé e se coloca a orquídea amarradaa a um tutor ao leste.
Pode ser colocado no exterior como os Cymbidium para estimular a floração. Em seu desenvolvimento precisa de regas frequentes, porém, quando chega a fase adulta, diminuir as regas até deixá-lo quase seco.


Referências


  • Harry Zelenko :The Pictorial Encyclopaedia of Oncidium (1997)
  • Koniger, W. 2003. New species of the genera Masdevallia, Oncidium and Sigmatostalix. Arcula no. 12: 298-311.



 Colmeia: O melhor dos blogs



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)