Canapum (Physalis angulata)



Physalis angulata L. é uma planta pertencente à família Solanaceae bastante utilizada na medicina popular, principalmente na América do Sul, em países como Peru, Colômbia, Suriname e Brasil (SILVA et al., 2005). É uma planta rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico) caroteno, alcalóides, saponinas, fisalinas, fósforo, ferro e alto teor de vitamina A e C (LOPES et al., 2006). 

Essa espécie tem ocupado destaque fitofarmacológico nos últimos anos, em virtude da presença de metabólitos poli-oxigenados e vitaesteróides (Tomassini et al., 2000).  Physalis angulata  L. é uma espécie que apresenta grande relevância em virtude do elevado potencial da espécie para produção de fitofármacos, já que pesquisas comprovam a eficiência de compostos secundários produzidos por essa espécie, a exemplo das fisalinas, que possuem importantes valores fitoterápicos, podendo ser utilizados em tratamento de carcinomas e doenças renais.

Seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas. Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.


“Em geral, ela é usada na forma de chá ou infusão”, diz Milena Soares, pesquisadora da Fiocruz. A erva cresce na América Latina e na África, e as moléculas que produz, as fisalinas, atraíram a atenção dos cientistas porque pertencem ao grupo dos corticosteróides, usados hoje para controlar o sistema imune. “Essas substâncias já tinham sido descritas, mas nós fomos os primeiros a estudar suas propriedades”, conta Soares. O trabalho foi publicado na revista científica “European Journal of Pharmacology” (www.sciencedirect.com/science/). Se for comprovado que as substâncias causam menos efeitos colaterais, a pesquisadora diz que os pacientes com o sistema imune hiperativo seriam poupados de inchaços ou da diminuição da produção de células do sangue na medula óssea, causada pelos medicamentos utilizados hoje.

Cultivo
Para obtenção de mudas dessa espécie  pode-se utilizar sementes (via sexual)  ou a propagação vegetativa via estacas ou microestacas (propagação in vitro). Todos estes métodos podem ser utilizados para propagação comercial, no entanto, a propagação in vitro é uma técnica que permite propagar mais  rapidamente variedades selecionadas, além de garantir a produção de mudas livres de vírus, bactérias e fungos, possibilitando, desta maneira,  a produção de material de alta qualidade genética e sanitária.

Dentre o comércio de pequenas frutas o physalis (P. angulata L.) tem se mostrado uma importante alternativa de renda, devido ao alto valor agregado e a possibilidade de cultivo em pequenas áreas (POLTRONIERI, 2003). 

A physalis (P.angulata L.) é uma planta perene, porém, cultivada comercialmente durante 3 anos, produzindo até 3 Kg de frutos por planta/ano. Esta se destaca por sua ampla adaptabilidade de clima e solo e facilidade no cultivo. Devido a isso, Santa Maria no Rio Grande do Sul está se tornando um pólo de cultivo desta fruta de origem Colombiana, onde corresponde por 70% da exportação de frutas deste País.

A physalis é uma planta rústica, que exige poucos cuidados, e que até agora não apresentou uma doença significativa que possa ser grande ameaça ao cultivo. Desenvolve-se bem em regiões quentes, de clima tropical e subtropical, mas tolera bem o frio. 
Antes de plantar, é aconselhável realizar análise de solo, que deve ser preparado com as mesmas recomendações para o cultivo do tomate. Os melhores solos são os areno-argilosos e pouco ácidos. A semeadura é feita em bandejas de isopor com 128 células, copos plásticos ou saquinhos de polietileno, com substrato para hortaliças, usando-se uma semente por célula, copo ou saquinho. A germinação se dá em cerca de 20 dias.
Quando as plantinhas estiverem com mais ou menos 20 centímetros de altura podem ser transferidas para o local definitivo. Plantam-se grupos de quatro mudas, distantes 30 centímetros uma da outra, em forma de quadrado (uma planta em cada canto). No centro, coloca-se uma vara de bambu ou madeira com cerca de dois metros de altura, para que as plantas sejam amarradas até o final da produção. O espaçamento entre as linhas é de dois metros. A colheita começa quatro meses depois do plantio e estende-se por seis ou oito meses. Cada planta produz até três quilos de frutas.
Curiosidades sobre a Physalis

* No Brasil, a variedade nativa é a Physalis angulata

* No Japão, existe variedade de cor vermelha chamada hosuki. Lá, anualmente, acontece a Festa do Hosuki
* As variedades capsicifolia, esquirolii, lanceifolia, linkiana e ramosissima encontram-se espalhadas pela América, Europa e Ásia
* Apesar de ser bastante rústica e exigir poucos cuidados, é imprescindível o controle de insetos a partir da floração
* Utilizando-se o tutoramento, como nos plantios de tomate ou pimentão, é possível obter uma produção maior em menos tempo
* A physalis também é utilizada como tira-gosto em degustações de vinho
* Na Austrália, a physalis rende uma conserva fina exportada para vários países
* Em Paris é servida em restaurantes elegantes, coberta com chocolate
* Estudos científicos recentes estão revelando que a planta apresenta forte atividade como estimulante imunológico e efeito antiviral contra os vírus da gripe e herpes. Contém alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides, fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência
* A physalis é rica em carotenóides. Os carotenóides estão na lista dos compostos bioativos considerados funcionais, ou seja, aqueles capazes de prevenir doenças. São corantes naturais capazes de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer
* A fruta também pode ser encontrada no comércio em forma liofilizada em cápsulas
Ficha da Planta

Plantio: qualquer época do ano


Solo: areno-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6
Clima: tropical e subtropical, mas tolera bem o frio
Colheita: a partir de 120 dias depois do plantio das sementes; pode estender-se por um período de por seis ou oito meses. Cada planta produz até três quilos de frutas.
Receita deliciosa com Physalis
Quem quiser experimentar esta delícia de fruta, pode preparar a receita criada pelo site www.physalis.com.br – Aí vai:


Kudamono (Sashimi de physalis)

Ingredientes: 4 bananas nanicas, 2 maçãs, 8 physalis, 2 carambolas, 8 cerejas, 2 laranjas, açúcar de confeiteiro o quanto baste, 300 ml de creme de leite fresco, 300 ml de leite integral, 80 g de açúcar, 1 fava de baunilha, 2 colheres de sopa de maisena (rasa), 4 gemas.
Modo de fazer: Misture o creme de leite e o leite e acrescente a fava de baunilha aberta e raspada. Leve ao fogo e retire antes de levantar fervura, reserve. Bata as gemas com o açúcar e a maisena e dilua o composto com o creme de leite e o leite reservado. Leve ao fogo brando e mexa ate alcançar a textura desejada, reserve. Distribua o creme de baunilha no centro de cada prato e decore com as frutas devidamente trabalhadas, salpique com o açúcar de confeiteiro.
Fontes de Pesquisa: Revista Globo Rural, Revista Isto É, Universidade de Los Andes e Depto. Ministério de Agricultura y Desarrollo de Colômbia, Plantas Medicinales, www.anbio.org.br e www.physalis.com.br


Comentários

  1. boa tarde, gostaria de saber onde conseguir mudas ou sementes desta fruta assim como a de guabiraba, uma fruta vermelhinha q conheci no Ceará qdo criança. E tb receber informações sobre o cultivo seria maravilhoso. Desde já agradeço.
    Francisca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. guabiraba é em desembro, vou conseguir algumas mudas, canapum tenho na chacara se desejar, podemos conversar

      Excluir
    2. guabiraba é em desembro, vou conseguir algumas mudas, canapum tenho na chacara se desejar, podemos conversar

      Excluir
  2. Olá Francisca, obrigado pela visita. Fca, há alguns meses atrás eu vi no site: http://www.tabutinssementes.com.br/. E quanto a guabiraba, será tema de uma próxima postagem.
    Mais uma vez, obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Meu nome é Mariana...achei muito interessante o seu blog! Sou mestranda em ciências do alimentos pela UNESP. Adorei essa página, pois vou trabalhar com physalis...fruta maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Mariana. Realmente o Canapum é uma fruta maravilhosa, é um dos sabores de minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa tarde sou de Fortaleza-ce vejo muitas plantinha parecida com a physali gostaria de saber como identificar ela se e ou não....

      Excluir
  5. Bom dia! Comecei um plantio no quintal com essa maravilhosa frutinha comm sabor do interior!

    ResponderExcluir
  6. É uma fruta muito gostosa, madura, é bem adocicada.

    ResponderExcluir
  7. Maravilha, acho que por essas e outras frutas que comia na infância eu era tão saudável e forte contra doenças comuns nas outras crianças.

    ResponderExcluir
  8. fruta da minha época de criança......comia muito

    ResponderExcluir
  9. nossa!!! no meu quintal nasce um monte e eu sempre arrancava achando q era uma planta inutil

    ResponderExcluir
  10. Aqui em Natal tem muito canampu, gostaria de saber se é feito o chá ou só come a fruta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fiz o chá kkk, mas já comi muita a fruta. Abraço!

      Excluir
    2. Aqui em SP uma bandejinha com umas 12 e caríssimo!!!

      Excluir
  11. como saber a diferença da planta frutifera physalis angulada da peruviana? tenho uma aki em casa e nao sei qual é a delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A penugem dos ramos e das folhas e a mancha roxa no interior da flor são características específicas da Physalis angulata L.

      Obrigado pela participação!

      Excluir
  12. http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como_plantar/noticia/2013/12/como-plantar-physalis.html

    ResponderExcluir
  13. Quando morava no interior de minas, consumia muito esse fruto, não sabia de suas propriedades e um fruto rico em fosforo,ferro vitamina A
    Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  14. Leitura muito interessante. Eu sofri com herpes desde que eu era criança, mas só foi nos últimos anos que descobri que eu tenho herpes genital. Então eu comecei a procurar uma maneira de obter cura permanente desse vírus mortal, visitei tantos hospitais em busca de uma solução, mas nunca funcionou. Então comecei a procurar cura para o vírus da herpes.

    Pouco meses atrás, encontrei um site onde uma senhora estava compartilhando um testemunho sobre o Dr. IJAHO sobre como ele curou herpes e todas as doenças com ervas naturais, então eu decidi fazer uma tentativa para que eu envie um e-mail para o Dr. ele me contou como eu iria pegar as ervas, então eu fiz como ele instruiu alguns dias depois, recebi as ervas e comecei a tomar as ervas, conforme instruído pelo Dr.

    Fiquei chocado duas semanas depois, quando meu médico me disse que eu estava livre de herpes, então eu decidi deixar o mundo saber como eu fui curado do herpes pelo Dr. IJAHO. Você pode contatá-lo através de seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com se você também quer curar seu herpes ou qualquer uma das doenças listadas abaixo porque o Dr. diz que ele também é uma cura para eles.

    CÂNCER

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

    DAIBETES

    HPV

    EX VOLTA

    LOTERY LUCKY NUMBER





    Seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com

    Seu número de Whatsap: +2348103601042

    ResponderExcluir
  15. Não acredito que herpes tem cura porque os virus andam pela capa dos nervos e se alojam nos ganglios neurais, por isso os anticorpos do sangue não pegam os virus para mata los.O Dr ijaho cobra 350 euros para enviar esse chá,então decida você se isso é verdade,ainda mais porque envolve dinheiro.

    ResponderExcluir
  16. Sempre via essa planta e frutos na minha infância nunca comi prq achava que fosse venenosa, agora depois adulta comecei ver em doces finos e caros...esses dias vi que nasceu um peno quintal da minha vizinha e fiquei muito feliz quando vi. A pergunta é: existe a possibilidade de ser uma parecida que seja venenosa ou não, realmente é a famosa "FHYSALIS" ou FISALIS?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)