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A Catharanthus roseus é uma planta rústica e pouco exigente nativa e endêmica de Madagáscar. Na natureza selvagem esta espécie se encontra em processo de extinção, isso por causa da destruição do habitat pela queima e a agricultura.

Flores do Nordeste

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Cica - Cycas revoluta

As Cycas, único gênero nessa família, são verdadeiros fósseis vivos, tendo sido muito abundantes no período jurássico.

Mucunã - Mucuna pruriens

A mucunã é uma planta pertencente à família Fabaceae. É conhecida popularmente como mucunã, mucunã-de-caroço e olho-de-boi, e encontra-se distribuída nas regiões de Planta proveniente da Índia, reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas.

Noni - Morinda citrifolia

O Noni contém muitos alcalóides que ajudam ao corpo humano a regenerar as cédulas danificadas e a incrementar as defesas do mesmo, de forma natural.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

30 Alimentos com Propriedades Antioxidantes


Hoje, tornou-se cada vez mais comum o uso de substâncias químicas artificias para complementar nossa alimentação. Em busca de uma vida mais saudável, é cada vez maior o número de pessoas que fazem de produtos farmacológicos esquecendo que a natureza no oferece tudo que precisamos para uma vida saudável.

A “bola da vez” é agora recorrer aos antioxidantes industrializados e a indústria farmacológica dispõe de uma gama enorme deles.

Mais o que são antioxidantes?
Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer.

Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis. Estão sempre buscando atingir a estabilidade travando reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA.

O ataque constante leva à peroxidação lipídica (destruição dos ácidos graxos poli-insaturados que compõem as membranas celulares). A intensificação no processo de peroxidação lipídica, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkison, e alguns tipos de câncer.

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicias livres no organismo.

Dentre os antioxidantes mais conhecidos está a vitamina C, que pode ser encontrada nos frutos cítricos como laranja, abacaxi e caju.

Os antioxidantes podem ser encontradas nos alimentos naturais, nos suplementos de vitaminas e minerais, e nos cremes de beleza e anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes artificiais, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados pelo médico ou pelo nutricionista.
O Natureza Bela, como sempre, vai priorizar a forma natural de se melhorar a saúde. Assim trouxemos uma lista de 30 alimentos ricos em antioxidantes.

1. Aveia


A aveia é um tipo de cereal integral — ou seja, durante o seu processo de refinamento, sua casca foi mantida, o que proporciona uma maior quantidade de fibras e nutrientes.

Assim, ela é rica em vitamina B — importante para diversas funções corporais — e vitamina E, aquele potente antioxidante. Além disso, possui grandes quantidades de silício, magnésio e fósforo, minerais essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.

2. Azeitona


As azeitonas são os frutos que dão origem ao azeite de oliva, e trazem muitos benefícios para a saúde como:
  • Reduzir o colesterol ruim, por ser ricas em gorduras monoinsaturadas;
  • Prevenir aterosclerose, por ser rica em flavonas, que são fortes antioxidantes;
  • Prevenir trombose, por ter ação anticoagulante;
  • Reduzir a pressão arterial, por facilitar a circulação sanguínea;
  • Prevenir câncer de mama, devido às gorduras moinsaturadas;
  • Melhorar a memória e proteger contra retardamento mental.
Para obter seus benefícios, a quantidade recomendada de consumo é de 7 a 8 azeitonas por dia. No entanto, em casos de pressão alta deve-se reduzir a ingestão para 2 ou 3 azeitonas por dia, devido ao sal presente na conserva dessas frutas.

3. Linhaça


O terceiro alimento na nossa lista de alimentos ricos em antioxidantes é a semente linhaça.

A linhaça é um alimento com alto teor de fibras, proporcionando uma verdadeira limpeza no organismo, quando consumida. É rica em ômega 3 e 6, vitamina E, as minerais zіnсо, mаngаnêѕ e selênio, e é um anti-inflamatório natural. Outros benefícios incluem o controle da diabetes, a proteção contra o câncer de mama, a osteoporose e o reforço do sistema imunitário.

4. Ameixa preta


Esse é um tipo de fruta seca rica em antioxidantes e vitaminas diversas. Dentre elas, podemos citar a vitamina A, C, o ácido fólico, a vitamina K e as vitaminas do complexo B.
Seu poder antioxidante ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, ósseas, câncer, diabetes e obesidade. Além disso, outras características das ameixas incluem benefícios para o sistema imunológico e gastrointestinal, para a pele, e também para as funções cognitivas.

5. Framboesa


As framboesas são frutas doces que possuem diversas cores, como rosa, roxo, preto, laranja, branco e amarelo. Mas todas as colorações são benéficas para a saúde e ricas em antioxidantes, variando apenas no teor de nutrientes.

Por conterem grandes quantidades de nutrientes essenciais, além de altas concentrações de antioxidantes, alguns alimentos são chamados de superalimentos — e a framboesa, assim como outras frutas de cor avermelhada, é um deles.

6. Alho


O alho é um grande aliado na cozinha, conhecido por ser um ótimo tempero. Mas esse alimento também oferece propriedades antifúngicas e antibacterianas, além de ser um excelente anti-inflamatório.

O alho possui uma alta capacidade de desprender hidrogênio das moléculas, reduzindo, assim, a peroxidação lipídica. Por conta disso, ele está entre um dos melhores antioxidantes naturais que podemos usar para incrementar a dieta.

7. Morango


Assim como as framboesas, os morangos são frutas doces e de consistência mole. E sua coloração avermelhada garante um grande teor de nutrientes essenciais, além de antioxidantes.

Sabe-se, por exemplo que a composição dos morangos é formada, em grande parte, por compostos fenólicos — como os flavonoides, conhecidos por serem potentes antioxidantes.
Além disso, em nível celular, as propriedades do morango atuam contra a produção de agentes oxidantes, como os radicais livres. Assim, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, arteriais, câncer, diabetes e até de demência.

8. Noz


As nozes possuem cerca de 20,97 unidades de antioxidantes — 20 vezes mais que a quantidade encontrada nos espinafres (0,98) e nas laranjas (1,14). Além de reduzir os níveis de colesterol LDL no organismo, os antioxidantes encontrados nessa oleaginosa combatem o câncer, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Por isso, acrescentar um punhado de nozes a uma dieta saudável pode ser muito benéfico, e indicado para melhorar os índices glicêmicos e a qualidade dos nutrientes.

9. Mirtilo, ou blueberry


No Brasil, o consumo dessa fruta não é tão difundido, mas ela é muito apreciada na Europa e na América do Norte.

A pequena frutinha de cor roxa, que lembra uma jabuticaba, é uma das que contém maior teor de antioxidantes já estudadas. Sua casca preserva grande quantidade de polifenóis, o que é extremamente benéfico para o combate aos radicais livres.

Outras pesquisas indicam que incluir a fruta na sua dieta, de três a quatro vezes por semana, ajuda a combater o câncer e as doenças cardiovasculares, além de potencializar o sistema imunitário.

10. Goji berry


Como décimo alimento na nossa liste de alimentos ricos em antioxidantes temos algo bastante exótico.

Vinda do Tibet, no norte da China, a goji berry é uma fruta pequena, seca e avermelhada. Ela ganhou grande destaque no mundo esportista, por ser um superalimento, rico em nutrientes essenciais e antioxidantes.

Estima-se que a goji berry possua cerca de quarenta vezes mais vitamina C do que uma laranja. Além disso, possui diversas vitaminas do complexo B necessárias para o combate aos radicais livres.

11. Chlorella


Definitivamente um dos alimentos mais poderosos nesta lista, a Chlorella é uma microalga considerada um superalimento. Ela é fonte de uma grande variedade de antioxidantes como:
  • carotenóides;
  • ácidos fenólicos;
  • ergosterol;
  • fitoesteróis;
  • ácido cinâmico;
  • vitamina C e E
Além desses antioxidantes mencionados acima a Chlorella é a maior fonte no mundo de Clorofila, um componente extremamente potente com efeitos antioxidantes e desintoxidantes. Fora esses componentes a Chlorella contém diversos nutrientes que fazem dela um superalimento antioxidante, detox e nutritivo.

Confira mais sobre a Chlorella neste blogpost que escrevemos sobre ela! Ou encontre ela no site da Ocean Drop.

12. Uva


O suco de uva é considerado um superoxidante por conter grande quantidade de polifenóis — como os flavonoides (catequina, antocianinas), e os não flavonoides, como resveratrol. Nesse contexto, podemos citar também o consumo de uma taça de vinho, muito indicada por diversos médicos.

O destaque fica por conta do resveratrol, esse antioxidante com propriedade de atravessar a barreira hematoencefálica, protegendo nosso cérebro e o sistema nervoso de doenças. Além disso, suas propriedades atuam diminuindo a pressão arterial, melhorando a resposta imunitária e prevenindo doenças cardiovasculares.

13. Batata-doce

Apesar de ser mais calórica que a batata convencional, a batata-doce é um alimento rico em carboidratos saudáveis e facilmente aplicados à dieta. Por esse motivo, inclusive, ela ficou famosa no mundo esportivo.

É rica em antioxidantes, manganês, vitamina C e potássio. E, por ser um alimento muito versátil, pode ser feita de formas variadas, como em pratos doces ou salgados, na salada ou frita.

14. Cacau


As pequenas sementes da fruta do cacaueiro são usadas há milhares de anos na culinária, e são ricas em substâncias antioxidantes, como os polifenóis e os flavonoides.

O consumo diário de 450 mg de cacau é capaz de melhorar a função endotelial em pacientes portadores de doenças cardiovasculares, prevenindo infartos e aumento da pressão arterial. Contudo, é importante ressaltar que o cacau citado aqui é o cacau in natura, e não em forma de barras de chocolate.

Nesse caso, pode-se escolher o cacau em pó 100%, e na forma de amêndoas. Para consumo para quem deseja melhorar a quantidade de antioxidantes na dieta, o melhor chocolate é o escuro ou amargo — contando que a porcentagem de cacau seja maior que 70%.

15. Açafrão (ou cúrcuma)


O açafrão é uma especiaria cheia de curcuminoides, substância de comprovada ação anti-inflamatória e antioxidante. A cúrcuma, em si, é uma raiz; já o açafrão é a raiz torrada, comercializada na forma de pó.

Para aproveitar os benefícios do açafrão, pode-se misturar o pó ao feijão ou a caldos, na hora da refeição.

16. Laranja


A laranja é uma fruta cítrica consumida largamente pelos brasileiros. E, tanto o seu suco quanto os gomos oferecem inúmeros benefícios para a saúde. Além de seu poder nutritivo, a laranja possui vitamina A, ácido fólico, cobre, magnésio, potássio, fibras, flavonoides e uma variedade enorme de minerais e vitaminas.

A vitamina C é outra propriedade marcante da laranja. Ela funciona como potente antioxidante, destruindo ou neutralizando os radicais livres antes que causem danos aos nossos tecidos.

17. Gergelim

O gergelim é uma rica fonte de vitamina E — ou seja, é um poderoso antioxidante. Também é bom para os ossos, previne os efeitos da radiação, os sintomas da diabetes, entre outros benefícios. O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum. Além disso, ainda oferece propriedades anti-inflamatórias.

18. Salmão


O salmão,— e outros peixes, como o atum, a sardinha e arenque — são ótimas fontes de ômega 3, gordura boa e essencial para a nossa saúde.

Além disso, normalmente, esses peixes consomem alimentos ricos em carotenoides, como a astaxantina, um tipo de carotenoide vermelho, considerado um dos melhores e mais potentes antioxidantes existentes.

Seu poder supera em até 500 vezes o poder antioxidante da vitamina E. E, por tudo isso, consumir peixes uma vez na semana, pelo menos, garante uma boa dose de vitamina C e carotenoides na dieta.

19. Chá-verde


O chá-verde já é conhecido por suas propriedades de inibir a retenção de água corporal e auxiliar no emagrecimento. No entanto, ele ainda têm outras incríveis funções no nosso organismo.

As substâncias presentes nesse chá são as catequinas, a epicatequina, a epicatequina galato, os flavonoides e as proantociadinas. Todas elas têm grande potencial antioxidante, e combatem os radicais livres que atacam nosso corpo. Além disso, são capazes de ativar as enzimas do fígado que eliminam toxinas corporais.

20. Brócolis


Os brócolis têm grande importância nutricional, visto que possuem vitamina A, betacaroteno, niacina, ácido fólico e vitamina C. Seu grande poder antioxidante se deve, em maioria, ao betacaroteno, aos isocianatos e à vitamina C.

Isso porque todas essas substâncias são antioxidantes, que nos protegem do envelhecimento causado pelo ataque dos radicais livres. Além disso, possuem sulforano, uma substância que ajuda a desintoxicar o organismo e a eliminar células com potencial cancerígeno.

21. Tomate


Os tomates são frutos de cor vermelha — ou seja, possuem carotenoides em sua composição. E, como já foi demonstrado, os carotenoides têm grande potencial antioxidante.

O licopeno é um desses carotenoides, muito presente na composição dos tomates, e é um poderoso antioxidante, antienvelhecimento e anticâncer.

22. Maçã


A maça possui, em sua casca, um flavonoide chamado quercetina, também encontrado na casca da cebola vermelha.

Essa quercetina reduz o risco de inflamações, alergia, ataques cardíacos, Alzheimer e Parkinson. Nesse sentido, vale a dica: quanto mais vermelha a casca, maior é a sua quantidade de antioxidantes.

23. Kiwi


Os kiwis são ricos em vitamina C e em luteína, um tipo de carotenoide que atua como antioxidante e reduz os riscos de doença cardíaca. E é interessante não retirar a casca na hora de comê-lo, afinal, ela é comestível e também cheia de nutrientes.

24. Alcachofras


Além de conter alto teor de fibras, a alcachofra também tem magnésio e potássio. E suas folhas possuem flavonoides e polifenóis, dois tipos de antioxidantes que podem agir evitando o risco de acidentes vasculares e cerebrais — como já vimos.

Esse vegetal ainda possui vitamina C, que também tem ação contra o envelhecimento.

25. Cravos

Os cravos são especiarias usadas para aromatizar e temperar alimentos. Contudo, também são conhecidos por terem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Além disso, são eficazes contra inflamações, dores de dentes e até na melhora do desempenho sexual.
Outra característica dos cravos é ser um ótimo antioxidante. Isso porque as substâncias presentes em sua composição têm facilidade para desprender o hidrogênio e reduzir a peroxidação lipídica e do ferro.

Outros alimentos marrons, como a canela e o cacau, também são excelentes antioxidantes.

26. Cranberry ou oxicoco


O cranberry é outro do grupo de superalimentos, rico em nutrientes essenciais, além de ser muito eficaz no tratamento da infecção urinária de repetição. Nesse sentido, produtos que levam oxicoco em sua constituição têm grande quantidade de fenóis, os antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento da pele.

27. Amora preta


As amoras — principalmente a preta — são consideradas umas das frutas com maior nível de antioxidantes. Seus benefícios incluem efeitos da vitamina C, do ácido elágico e das fibras de sua composição.

28. Feijão-vermelho


O feijão-vermelho é um tipo de grão pequeno com casca em tons marrons avermelhados. E o material dessa casca, que reveste a semente, é rica em antioxidantes.

Além disso, também são conhecidos por diminuir os riscos de doença cardiovascular e serem muito benéficos para os ossos e os dentes. A dica é substituir o feijão comum pelo vermelho, em dois ou três dias da semana, para potencializar a quantidade de antioxidantes na sua alimentação.

Aqui, a dica é incluir um punhado de amoras no café da manhã, que podem ser consumidas junto um iogurte probiótico, por exemplo.

29. Spirulina


A Spirulina é uma cianobactéria ou mais conhecida como uma “alga verde – azul”que foi descoberta como um superalimento rico em mais de 50 nutrientes. Fonte de proteína, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes e que foi eleita como “O melhor alimento para o futuro” pela Organização das Nações Unidas – ONU, devido a sua grande diversidade de nutrientes.

A Spirulina serve como um poderoso protetor do seu corpo contra a ação de radicais livres pois ela é uma poderosa fonte de antioxidantes, com destaque para a ficocianina, que representa 20% do seu peso seco. E ainda possui muitas outras fontes de antioxidantes como : as vitaminas B1 e E, dos minerais, magnésio, ferro e manganês e do betacaroteno que também possuem ação antioxidante, além de outros carotenóides.

30. Camarão e Logosta (Astaxantina)

Camarões e Lagostas são ricos em uma substância chamada de astaxantina, que é um pigmento de cor vermelho – alaranjada da família dos carotenoides, conferindo a coloração característica de alguns pássaros (flamingo e íbis escarlate), crustáceos (camarão e lagosta), peixes (truta e salmão) e microalgas (Haematoccocus pluvialis). Conhecida como sendo o ‘’ rei dos carotenoides’’ por ser o mais poderoso da natureza, sua ação antioxidante é 10 a 100 vezes mais poderosa do que outros carotenoides, como betacaroteno e licopeno.

Diferente de outros antioxidantes, a astaxantina consegue eliminar radicais livres sem nenhum efeito negativo ou atividade pró-oxidante no organismo, sendo classificada como um antioxidante extremamente puro.


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