Você conhece o Jenipapo?

Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios — a planta inclusive aguenta encharcamento. Em guarani, jenipapo significa "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc. O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas.  A bela coloração azul-escura formada deve-se ao contacto da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênio atmosférico.
Para os índios tupi e guarani era quase que um ritual: colher os frutos do jenipapo (Genipa americana) ainda verdes, extrair deles um sumo esbranquiçado e aplicá-lo na pele ou em objetos de cerâmica para que, como que por mágica, eles ficassem azulados, quase pretos. Por isso batizaram a espécie de iá-nipaba, ou fruta que serve para pintar. O efeito durava cerca de 15 dias e, hoje é sabido, é culpa da genipina, uma substância que, em contato com o ar, oxida e muda de cor.
Para quem vive no Norte e Nordeste do Brasil nos tempos atuais, no entanto, o ritual que segue a colheita é outro: transformar os frutos em doce, suco, geleia, sorvete, bala e, é claro, no famoso licor de jenipapo, aquele que todo mundo que visita a região faz questão de levar para casa como lembrança. Não que o jenipapo não possa ser consumido in natura – o sabor é adocicado com um toque de acidez. Só que, como o cheiro não é dos mais agradáveis, as pessoas acabam preferindo usá-lo em receitas.

Características

De coloração marrom, o jenipapo é um fruto de casca fina, mole, solta, enrugada e murcha. Sua polpa possui cor parda, de sabor um pouco adocicado, com odor bem característicos e com sementes pequenas, fibrosas e achatadas.

O fruto pode chegar, em média, a 9 cm de comprimento e 6 cm de diâmetro, com formato oval. Sua colheita acontece em setembro ou março na região Norte do País, ou de novembro a dezembro na região Centro-Sul.

"Sua polpa é suculenta, aromática, comestível e com sementes no centro", destaca Thais Bevilaqua. 

Para que serve

O jenipapo é rico em ferro, cálcio, fósforo, vitaminas B1, B2, B5 e C. Também possui uma boa quantidade de fibras, tornando um alimento interessante para quem sofre de prisão de ventre. 

Com vários benefícios à saúde, destaca ela, pode ser utilizado como fortificante e estimulante do apetite. Ajuda a combater problemas relacionados à anemia, por ser uma ótima fonte de ferro, icterícia e doenças do baço e do fígado.

Além disso, é ótimo para amigdalite, diarreia, doenças venéreas, sífilis, úlcera e vômitos, além de ser muito indicado para melhorar a circulação sanguínea e problemas dos rins.

Uso como laxante

Por consequência da grande quantidade de fibras presente no jenipapo, muitas vezes é utilizado como laxante. Também tem-se visto utilização do jenipapo em forma de xarope, para pessoas que sofrem com bronquite e asma. 

Outra vantagem, é que ele ajuda no controle das plaquetas do sangue, por isso é muito utilizado por pessoas que estão passando por sessões de quimioterapia.

Do seu tronco, pode-se fazer um chá indicado para tratar úlceras e faringite. Por conter bastante vitamina C e ser um poderoso antioxidante é capaz de proteger o corpo contra gripes e resfriados.

Como consumir

Uma característica positiva sobre o consumo do Jenipapo é que todas as partes do fruto podem ser aproveitadas, segundo a nutricionista.

É possível, por exemplo, usar a raiz para preparar o chá que atua como laxante. A casca tem ação diurética, e as sementes podem ser utilizadas no preparo do suco.

O fruto pode ser consumido tanto de forma in natura, como de diferentes formas. Entre elas, como xaropes, compota e doces, como, por exemplo, a jenipapada, feito de jenipapo misturado com açúcar sem ir ao forno, sorvetes, sucos, geleias, licor e vinho.

Suco e Licor

O consumo do jenipapo como suco e licor está entre as formas de uso mais comum. Confira abaixo duas receitas da nutricionista Thais Bevilaqua.

Licor

Ingredientes:

4 jenipapos
1kg de açúcar
1 litro de cachaça
1 litro de água
Modo de preparo

Descasque o jenipapo e corte em pedaços. Depois que estiver cortado, bata no liquidificador com pouca água para que fique um caldo grosso.
Em um pano de prato, coe o caldo. Depois passe o suco pela peneira, até a polpa virar um bagaço que será descartado.
Leve o suco ao fogo e adicione o açúcar. Deixe em fervura por 30 a 35 minutos para a calda chegar no ponto.
Deixe a calda esfriar totalmente e volte a coá-lá num pano de prato, para que toda a borra seja retirada e o suco fique limpo.
Adicione a cachaça ao suco e misture até que a mistura fique homogênea, depois é só servir!

Suco

Ingredientes:

4 a 6 jenipapos
1 litro de água
Modo de preparo:

Retire a polpa do fruto (massa interna onde estão as sementes).
Coloque no liquidificador junto com a água e bata, depois só levar a geladeira e servir.

Fontes:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
https://revistanatureza.com.br/
https://pt.wikipedia.org/

Comentários

  1. Olá. Parabéns pela postagem. Aqui no nordeste temos o uso bem diversificado desta maravilhosa fruta. Gostaria porém de questionar se a primeira foto (imagem principal do artigo que é visualizada nos buscadores de pesquisa) realmente não se trata na verdade de uma foto de um Sapoti ou Sapota, fruta diferente da que trata o artigo. Fica a sugestão para a verificação e posterior edição/troca.

    ResponderExcluir
  2. A primeira foto e a quinta é foto do sapoti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Eu já tava procurando se no site permitia comentar. Corrijam isso pelo amor de Deus

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)