Temperos para se plantar em casa: Tomilho




Reino:
Plantae
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Magnoliopsida
Ordem:
Lamiales
Família:
Lamiaceae
Género:
Thymus
Espécie:
T. vulgaris

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto apresenta folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.
Em fitoterapia, são utilizadas as partes aéreas. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.

Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas.

Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.
Uma investigação feita na Universidade de Leeds, na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.

Cultivo

Planta que requer pouco cuidado e prefere terrenos secos. O melhor período para plantação é na primavera. A planta gosta de sol e resiste muito bem a tempo seco. O excesso de água pode queimar as folhas de baixo causando a morte da planta.

Utilização na culinária

Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas, molhos e atum.
Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.

Utilização Medicinal

Seus efeitos comprovados, quando usado sozinho ou em combinação com outras ervas, são:
Combater bronquite, melhorando sintomas como tosse e febre, estimulando também a expectoração;

Aliviar a tosse, por conter propriedades que relaxam os músculos da garganta;
Combater infecções na boca e no ouvido, através do uso do seu óleo essencial.


Como usar o tomilho para combater a tosse
As partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial, em forma de tempero, para banhos de imersão ou em forma de chá para beber, fazer gargarejo ou inalar.
  • Infusão de tomilho: Colocar 2 colheres de folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, antes de coar. Beber várias vezes ao dia.


O uso do óleo essencial deve ser feito apenas de forma externa na pele, pois o seu consumo por via oral só deve ser feito de acordo com orientação médica.
Como plantar em casa

O tomilho pode ser facilmente plantada em casa, suportando variações de temperatura e qualidade do solo. O seu plantio deve ser feito em vaso pequeno com adubo, onde as sementes são colocadas e levemente enterradas, sendo em seguida cobertas por água suficiente para deixar o solo úmido.


Deve-se aguar a terra em dias alternados, colocando água apenas o suficiente para o solo ficar levemente úmido, sendo importante que a planta receba pelo menos 3 horas de luz solar por dia. As sementes germinam após cerca de 1 a 3 semanas, e a planta estará bem desenvolvida após 2 a 3 meses do plantio, podendo ser usada como tempero na cozinha ou para produzir chás.



Receita de Frango ao forno com Tomilho


Ingredientes:
1 limão siciliano
1 frango inteiro
1 cebola grande cortada em quatro partes
1 cebola roxa picada grosseiramente
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres de sopa de manteiga derretida
4 ramos de tomilho fresco

Modo de preparo:

Untar uma assadeira com pouco de azeite ou manteiga e colocar o frango. Fazer vários furos no limão com um garfo e colocar dentro do frango. Adicionar as cebolas e o alho em volta do frango, regar com azeite e temperar com sal e pimenta. Passar manteiga por todo o frango e cobrir com os ramos de tomilho.


Assar no forno preaquecido a 190ºC por 20 minutos. Aumentar a temperatura para 200º C e assar por mais 30 minutos ou até que a pele do frango esteja corada e a sua carne cozida.

Benefícios do tomilho para a saúde

1. Age contra a dor de garganta

O óleo de tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais potentes e é excelente contra a dor de garganta, pois ele contém em sua composição o carvacrol, que é um composto que apresenta ótima atividade bactericida.


Um estudo realizado em 2011 pelo Departamento de Microbiologia Médica e Sanitária da Universidade Médica de Lodz, na Polônia, testou a resposta do óleo de tomilho a 120 diferentes tipos de bactérias isoladas de doentes com infecções da cavidade oral, do trato respiratório e do trato geniturinário. Os resultados mostraram que o óleo da planta de tomilho exibiu atividade extremamente forte contra todas as espécies de bactérias, demonstrando inclusive uma boa eficácia contra bactérias resistentes a antibióticos.


2. Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol

A ingestão de tomilho tem sido relacionada com a produção de atividade anti-hipertensiva, ou seja, diminui a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão.

Um estudo de 2014 feito com animais descobriu que o extrato do tomilho é capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca de ratos com pressão arterial elevada.

Também foi verificado que o tomilho também serviu para reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.


Ratos tendem a ter respostas muito semelhantes aos seres humanos quando se trata de hipertensão, por isso os resultados são significativos também para os humanos.


3. Previne o envenenamento ou intoxicação alimentar

Não é à toa que se usava tomilho em casos de envenenamento nos tempos antigos. Um dos benefícios do tomilho é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos e também de descontaminar alimentos previamente contaminados.
Em vários estudos publicados pela revista científica Microbiologia de Alimentos, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial da erva do tomilho foi capaz de descontaminar alfaces inoculadas com Shigella, uma espécie de bactéria que causa diarréia e pode levar a grandes danos intestinais. No estudo, bastou lavar as folhas de alface em uma solução contendo apenas 1% do óleo de tomilho para diminuir o número de bactérias Shigella.


4. Melhora o humor

A substância carvacrol encontrada no tomilho tem sido estudada nos últimos anos e mostrou ter efeitos positivos no humor. Pesquisas publicadas em 2013 mostraram que quando o carvacrol foi administrado por 7 dias seguidos em animais, os níveis de dopamina e serotonina (hormônios importantíssimos na manutenção do humor) no córtex pré-frontal e no hipocampo aumentaram.


Tais dados sugerem que o carvacrol é uma molécula que influencia a atividade cerebral através da modulação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Assim, o consumo regular de tomilho pode trazer benefícios como a melhora do humor e o bem estar.


5. Pode agir no combate ao câncer

Propriedades presentes no tomilho indicam um papel importante na luta contra tumores e câncer. O carvacrol presente na erva também exibe propriedades antitumorais.


Um estudo recente da China e publicado na revista científica Drogas Anti-Câncer mostrou que o carvacrol inibiu a proliferação e a migração de dois tipos de células cancerígenas presentes no câncer de cólon. De modo geral, a pesquisa mostrou que carvacrol tem potencial terapêutico para a prevenção e tratamento de câncer de cólon.


6. Remédio natural contra a bronquite

O tomilho vem sendo usado há séculos para o tratamento de tosse e bronquite. Um estudo realizado pela Prática para Medicina Interna e Pneumologia na Alemanha usou um tratamento oral que era uma combinação de tomilho e hera, outra planta medicinal.

O grupo tratado com esta combinação teve uma redução de 50% em crises de tosse. Além disso, o grupo tratado com esta combinação não sofreu efeitos adversos. Outras pesquisas também confirmam os benefícios do tomilho contra a bronquite e mostram que sintomas como tosse, febre e escarro são diminuídos com o uso da erva.


7. Tratamento contra a acne

O tomilho é bastante conhecido por suas propriedades antibacterianas e pode ser um ingrediente importante no combate à acne. Ao embeber o tomilho em álcool por alguns dias ou semanas, ele se transforma em uma solução chamada de extrato de tomilho. Pesquisadores do Reino Unido testaram os efeitos deste extrato contra a acne e os resultados foram promissores. A solução teve resultados melhores do que alguns produtos antiacne testados no estudo, como o composto peróxido de benzoíla, presente em diversos cremes e medicamentos contra a acne.


Além disso, o peróxido de benzoíla provoca uma sensação de queimação e irritação na pele, o que não foi observado com o tomilho.


8. Aumenta a imunidade

O tomilho é abundante em vitaminas, principalmente C e A. Os altos níveis de vitamina C reforçam o sistema imunológico natural, pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa no sistema imunológico do corpo. A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos.


Além disso, é uma ótima fonte de cobre, fibras, ferro e manganês. Assim, suas propriedades nutricionais deixam seu corpo mais forte e preparado para lutar.


9. Desinfeta o ambiente

O mofo é um poluente de ar comum potencialmente perigoso que pode estar presente na sua casa em locais úmidos. O óleo de tomilho pode ajudar a combater o mofo devido a suas propriedades fungicidas. Pesquisas sugerem que ele pode ser usado como um desinfetante em locais onde a concentração de mofo ainda não é tão alta.


10. Pode atuar como um pesticida

O tomilho também pode ser muito útil no controle de pragas, isso porque o timol também é um ingrediente de muitos pesticidas e é comumente usado contra bactérias e vírus, assim como ratos, camundongos e outras pragas animais.

Um estudo recente mostra que o extrato de tomilho p
ode seu usado para repelir mosquitos, mas cultivar a planta no jardim não é suficiente. Para obter os melhores benefícios para o combate de pragas, é necessário esfregar as folhas de tomilho entre as mãos para liberar o aroma do óleo essencial.
Também é possível fazer um repelente caseiro,
misturando 4 gotas de óleo de tomilho para cada colher de chá de azeite, ou ainda misturar cinco gotas do óleo para cerca de 60 mL de água.


11. Aroma agradável

Diversos produtos orgânicos e naturais para cuidar da pele contêm tomilho em sua composição. A erva é utilizada inclusive em desodorantes e enxaguantes bucais, não apenas pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, mas também devido ao seu aroma, que é muito agradável.


12. Incluído facilmente em qualquer receita

O tomilho é um tempero maravilhoso e usado nas mais diversas culinárias ao redor do mundo, especialmente na França, Itália e em outras regiões da Europa. Tanto o tomilho seco quanto o tomilho fresco podem ser utilizados na preparação de praticamente tudo que der vontade. Como exemplo, podemos usar como tempero em carnes, aves, arroz, macarrão e queijos.


13. Age contra a perda de cabelo

Há evidências de que a perda de cabelo ou alopecia pode ser diminuída com o uso de tomilho. Em um estudo, foi relatado que a aplicação de óleo de lavanda em conjunto com óleos essenciais do tomilho, alecrim e cedro no couro cabeludo aumentou o crescimento do cabelo em até 44% das pessoas avaliadas no estudo após 7 meses de tratamento.


14. Age contra a dispraxia

Existem alguns estudos que relatam que tomar óleo de tomilho, em combinação com óleo de prímula, óleos de peixe e vitamina E, parece melhorar os distúrbios do movimento em crianças com dispraxia.


15. Age contra bactérias de origem alimentar

O tomilho é frequentemente usado com azeite de oliva para preservar as azeitonas. Assim, uma equipe do Centro de Estudos de Ciências Veterinárias em Portugal estudou a atividade antimicrobiana de óleos essenciais extraídos de uma gama de plantas aromáticas, incluindo o óleo de tomilho.


Eles relataram que o óleo de tomilho, mesmo em baixas concentrações, mostrou potencial como um conservante natural de produtos alimentares contra várias bactérias alimentares comuns que causam doenças humanas.


Um estudo polonês também testou óleo de tomilho e óleo de lavanda e observaram que o óleo de tomilho foi eficaz contra estirpes resistentes das bactérias Staphylococcus, Enterococcus, Escherichia e Pseudomonas.


16.Benefícios contra o câncer de cólon e o câncer de mama

Um estudo realizado em Lisboa em 2012 descobriu que alguns extratos de tomilho podem proteger o organismo do câncer de cólon. Já alguns pesquisadores oncológicos da Turquia analisaram o efeito do tomilho silvestre sobre a atividade do câncer de mama e analisaram, especificamente, como ele afetou a apoptose, ou morte celular, e eventos epigenéticos (que não envolvem alteração na sequência de DNA) em células de câncer de mama e relataram que o tomilho induziu a morte celular nas células cancerígenas.


17. É antifúngico

O ingrediente ativo mais famoso encontrado no tomilho é o timol. Este composto orgânico tem uma ampla gama de efeitos sobre o corpo, incluindo a capacidade de prevenir infecções fúngicas e virais, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.
O fungo Candida albicans é uma causa comum de infecções de leveduras vaginais e bucais. Pesquisadores da Universidade de Turim na Itália, descobriram que o óleo essencial de tomilho aumentou significativamente a morte intracelular desse fungo no corpo humano.


18. Prolonga a estabilidade do óleo de cozinha

A oxidação dos lipídios presentes no óleo de cozinha é um problema sério durante o processamento e o armazenamento dos alimentos. Isso leva a perdas de qualidade, estabilidade, segurança e valor nutricional. Cientistas da Varsóvia na Polônia, analisaram se a adição de extrato de tomilho poderia prolongar a estabilidade do óleo de girassol em diferentes temperaturas. Eles concluíram no estudo que o tomilho tem um alto poder antioxidante e atua na estabilização do óleo de girassol mesmo durante o aquecimento.


19. Problemas na pele

Problemas de pele são comuns em todo o mundo. Uma equipe da Universidade de Addis Abeba na Etiópia realizou um estudo para avaliar os benefícios terapêuticos de um creme de extrato de camomila 10% e um creme antimicótico de óleo essencial de tomilho 3% para lesões do tipo eczema ou inflamações leves na pele.


Eles observaram que 66,5% daqueles tratados com um creme de fungos contendo óleo essencial de tomilho foram completamente curados, em comparação com apenas 28,5% dos que usaram um placebo.


Os resultados para o creme de camomila foram semelhantes aos do placebo. Os pesquisadores concluíram que o creme de óleo essencial de tomilho a 3% pode representar uma oportunidade relativamente econômica e facilmente disponível para tratar e curar casos leves a moderados de infecções fúngicas.


20. Age contra problemas respiratórios

Um dos usos e benefícios mais conhecidos e de longa data para o tomilho na medicina tradicional é no tratamento da saúde respiratória. Se você está sofrendo de bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, o tomilho pode atuar como um expectorante e uma substância anti-inflamatória, eliminando o muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação e melhorando a respiração, além de prevenir o desenvolvimento microbiano, que pode levar à doenças mais graves.

Para um alívio rápido dos sintomas de doenças respiratórias, é possível preparar um chá poderoso com as folhas do tomilho.


21. Redução do estresse

A vitamina B6 presente no tomilho tem um poderoso efeito sobre certos neurotransmissores no cérebro, que estão diretamente ligados aos hormônios do estresse. Assim, a inclusão regular de tomilho em sua dieta pode trazer benefícios como a melhora do seu humor e alívio do estresse.


22. Melhora a visão
A concentração de carotenoides e vitamina A no tomilho faz com que ele seja um agente antioxidante eficaz para a saúde dos olhos. Os carotenoides são capazes de neutralizar os radicais livres em seu sistema ocular e retardar o início da degeneração macular e até prevenir cataratas.


23. É bom para a saúde do coração

A rica mistura de antioxidantes, minerais e vitaminas no tomilho tem muitos pequenos efeitos no coração, mas o potássio e o manganês são particularmente importantes para esses benefícios.


O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele pode reduzir o estresse sobre o sistema cardiovascular, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Isso pode prolongar a sua vida prevenindo a aterosclerose e evitando derrames, ataques cardíacos e doenças coronarianas.


24. Melhora a circulação sanguínea

A alta concentração de ferro e outros minerais essenciais no tomilho o tornam ideal para estimular a produção de glóbulos vermelhos, aumentando assim a circulação do seu corpo e a oxigenação dos sistemas de órgãos essenciais e em todas as extremidades do corpo.

25. É um forte antioxidante

Os antioxidantes fenólicos encontrados no tomilho, incluindo luteína, zeaxantina e timonina contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres em todo o corpo.
Os radicais livres são os subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem causar grandes danos às células saudáveis, causando apoptose ou mutação espontânea. Estes antioxidantes ajudam a prevenir o estresse oxidativo em todos os seus sistemas de órgãos, bem como nos neurônios, coração, olhos e pele.
Contraindicações do tomilho
O tomilho está contraindicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 6 anos de idade e paciente com insuficiência cardíaca, enterocolite ou no período pós-cirúrgico, pois ele pode retardar a coagulação do sangue. Deve ser utilizado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, endometriose, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.


Como plantar em casa


O tomilho pode ser facilmente plantada em casa, suportando variações de temperatura e qualidade do solo. O seu plantio deve ser feito em vaso pequeno com adubo, onde as sementes são colocadas e levemente enterradas, sendo em seguida cobertas por água suficiente para deixar o solo úmido.


Deve-se aguar a terra em dias alternados, colocando água apenas o suficiente para o solo ficar levemente úmido, sendo importante que a planta receba pelo menos 3 horas de luz solar por dia. As sementes germinam após cerca de 1 a 3 semanas, e a planta estará bem desenvolvida após 2 a 3 meses do plantio, podendo ser usada como tempero na cozinha ou para produzir chás.

  • Substrato: O tomilho se desenvolve melhor em solos aeronosos, porém férteis. O substrato para cultivar tomilho deve ser composto por uma mistura de 2 partes de terra, 1 parte de areia e 1 parte de matéria orgânica (húmus de minhoca ou esterco curtido).
  • Água: O excesso de umidade é prejudicial para a maioria das ervas. Portanto, o vaso nunca deve ficar encharcado. As regas devem ser feitas em dias alternados ou sempre que o solo estiver seco.
  • Sol: O tomilho necessidade de iluminação abundante e deve receber, pelo menos, três horas diárias de luz solar direta.

Fontes:
https://www.tuasaude.com/tomilho/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomilho
http://www.mundoboaforma.com.br/25-beneficios-do-tomilho-para-que-serve-como-usar-e-dicas/
http://www.sofisticado.com.br/cozinhar/ervas-e-especiarias/como-usar-tomilho-em-receitas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)