Trapiá - Crateva tapia L.


CLASSIFICAÇÃO:

  • Família:Brassicaceae
  • Subfamília:Capparoidae
  • Gênero:
  • Crateva.
  • Espécie:Crateva tapia

CARACTERÍSTICAS:

TAPIÁ OU TRAPIÁ vem do tupi guarani e quer dizer “fruta de anta”, pois esse mamífero tem grande predileção por essa fruta. Também chamado de Boloteira, Cabaceira ou Basparí na Bahia. 
Arvore elegante, de 4 a 15 m conforme as variações climáticas de cada região. Copa é arredondada ou semelhante a um guarda-chuva, e troncos e galhos esparsos que se estendem na horizontal. O tronCo é tortuoso, cilíndrico, de 20 a 45 cm de diâmetro, com ritidoma (casca) glabro (sem pelos), áspero, de coloração creme acinzentado, e quando cortada exala cheiro característico de alho. 
As folhas são alternas, glabras em ambas as faces, membranáceas, trifoliadas (com três folíolos saindo do mesmo ponto), sob pecíolo (haste ou suporte) circular, longo de 5 a 9 cm de comprimento, cuja lamina foliar é presa por peciólulos (hastes secundarias) subsésseis (muito curtas) de 4 a 12 mm de comprimento. A lamina foliar é oval ou oblonga (mais longa que larga) com 5 a 15 cm de comprimento por 2 a 7 cm de largura, com base aguda (termina em ponta) e acuminados (com ponta longa) no ápice. Os folíolos laterais são oblíquos (desiguais em tamanho), e cuneiformes (em forma de cunha) na base. 
As flores são vistosas, e nascem no ápice dos ramos, reunidas em cachos corimbiformes (cacho em que as flores saem de pontos diferentes da mesma haste ou eixo) de 12 a 18 cm de comprimento, contendo de 15 a 32 flores de 7 cm de diâmetro.


Origem e habitat:

Aparece na floresta Amazônica, avançando para outras formações florestais como a Caatinga nordestina onde habita principalmente as matas ciliares, o Cerrado, o Pantanal no Brasil, atingindo o chaco da Bolívia e do norte da Argentina. Mais informações no link:

cultivo:

Planta subtropical, muito rústica e pode ser cultivada em todo o Brasil. Suporta temperaturas mínimas de até – 3º C no inverno, perdendo todas que são queimadas pela geada, ou temperaturas máximas de até 38º C. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.300 m de altitude, preferindo os solos argilosos, ricos em matéria orgânica, na proximidade dos rios, com pH entre 5,5 a 7,2. Também suporta a seca por períodos longos e mantém a folhagem densa e verde por mais de 6 meses, mesmo sem chuva. Começa a frutificar com 4 a 6 anos após o plantio.

As sementes são de cor creme e achatadas; têm comportamento ortodoxo em relação ao armazenamento, ou seja, podem ser guardadas por mais de 2 anos sem perder a capacidade germinativa. Podem ser semeadas tanto em canteiros como em saquinhos individuais contendo o substrato composto de 40% de matéria orgânica, 30% de areia e 30% de terra de superfície. A germinação se inicia com 30 dias e prolonga-se até por 75 dias após a semeadura. O crescimento das plantas é rápido, atingindo 40 cm aos 6 meses de idade. A planta também pode ser reproduzida por estacas das raízes ou pela retirada de mudas que brotam por estolão das raízes superficiais.

Plantar no espaçamento de 6 x 6 m na região sudeste onde a arvore cresce menos e 8 x 8 m na região norte ou nordeste onde a planta cresce mais. As covas devem ter 40 cm nas três dimensões e adubada com 8 kg de composto orgânico, 500 g de calcário e 500 g de cinzas, tomando o cuidado de misturar os componentes aos 20 cm da terra da superfície e o preparo das covas deve ser feito 2 meses antes do plantio. A melhor época do plantio é em novembro ou dezembro, sendo necessário fazer apenas uma irrigação de 20 l de água após o plantio, repetindo uma vez por mês.

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. A adubação pode ser feita em setembro, com 10 kg de matéria orgânica, 1 kg de cinza vegetal e 100 gramas de adubo N-P-K 10-10-10 distribuídos numa coroa a 30 cm do tronco com 40 cm de largura e 5 cm de profundidade, tomando o cuidado de incorporar tudo com a terra tirada da coroa.

uso:

Frutifica em fevereiro a abril. A polpa pode ser consumida com a ajuda de uma colher, colocando porções na boca e chupando e jogando fora as sementes. Os frutos sem casca podem ser usados para enriquecer sopas de legumes. A Arvore tem magnífica floração e por sua grande produção de frutas, não deve faltar em projetos de reflorestamentos.


FONTES:
www.cnip.org.br
www.agencia.cnptia.embrapa.br

 
 
 
 

Comentários

  1. Olá amigo, sabe essa árvore pode ser plantada próximo da casa para sombra?

    ResponderExcluir
  2. TENHO UM PRÓXIMO A PORTA DA ÁREA DE SERVIÇO NO QUINTAL DE MINHA CASA,,,, ELA FAZ UMA SOMBRA IMPORTANTE NO PROCESSO DE AREJAMENTO DO SOLO E DAS PAREDES DOS FUNDOS DA CASA,,, SERVINDO COMO BARREIRA PARA OS RAIOS SOLARES,,, RECOMENDO O PLANTIO.

    ResponderExcluir
  3. Alguém poderia disponibilizar sementes pra o plantio? Achei duas árvores aqui na região do sertão de Alagoas, e gostaria de propagar para reflorestar áreas do sítio futuramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo você conseguiu? Eu também quero! Quando eu era criança, tinha um pé dessa fruta no sítio do meu pai. Eu gostaria de obter novamente!

      Excluir
  4. P.S.: As árvores que encontrei estão sem frutos e sem estolões nas raízes .

    ResponderExcluir
  5. Moro em Olinda e tenho 54 anos, todavia na minha infância via e havia bastante destas árvore, hoje eu achava que ela estava em extinção, mas fico feliz em saber que ela está à salva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que mora em Olinda, na minha infância tinha uma majestosa, numa casa que ficava em frente à Igreja de São Francisco; descendo a ladeira ficava à esquerda.

      Excluir
  6. Moro em Olinda e tenho 54 anos, todavia na minha infância via e havia bastante destas árvore, hoje eu achava que ela estava em extinção, mas fico feliz em saber que ela está à salva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enfrente a Câmara de vereadores de Igarassu tem um pé cheio de frutas maduras

      Excluir
    2. Ao lado do prédio da prefeitura, na rua São Bento, há um pé dela, oeguep sementes lá do fruto sem saber do que se tratava, as mudas já estão com um ano e bonitas,agora neste site confirmei a espécie, agira vou buscar onde plantar para preservar.

      Excluir
    3. é o meu caso, tbm fico feliz!

      Excluir
  7. Bom dia sou Carlos cândido de Recife PE ando de moto aqui Região e tenho visto muito dessas arvores aqui principalmente nos do arruda e poço da panela em casa amarela. me enterecei e vou fazer algumas pesquisas sobre elas.
    se alguem tiver alguns materias sobre a mesma favor me enviar. carloscandido92@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, sou Josué do Recife moro na zona norte na minha infância
    era o que mais tinha na bomba do Hemetério e morros do (Recife).

    ResponderExcluir
  9. Sou recifense e é interessante ver quantos conterrâneos testemunham como meu pai, a respeito dessa árvore : Uma arvore que permeia a infância dele.Bom saber que em Igarassu-PE e nos bairros do Poço da Panela e Casa Amarela ainda tem.

    Aonde encontro mudas aqui em Recife??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro no Espinheiro. Mas faço mudas de várias árvores no meu sítio. Tenho trapiá e outras da Mata Atlântica.
      alcmene.andrade@gmail.com
      Interessados entrem em contato.

      Excluir
    2. Ola.Ecoturaventura.eu gostaria de ter uma muda de trapiá.teria como vc me mandar um email.profaquiqui@hotmail.com? Ate mais obrigada

      Excluir
    3. Sou Paulista PE na minha infância tinha um que dava muitos frutos eu amava comê-los. Fiquei feliz quando encontrei um a caminho da minha casa em Gravatá. Amei!

      Excluir
  10. Aqui no cordeiro tem uma árvore em frente ao colégio Santa Emília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno. Estou procurando sementes de TAPIÁ faz um bom tempo. Aqui no sul não existe.
      Você conseguiria algumas pra mim aí na sua cidade?

      Excluir
    2. Em minha casa em cidade ocidental goias tenho um pe de trapia que veio de olinda Pe e ele tem 8 anos e nao segura os frutos alguem pode mim dizer o que posso fazer para que ele segure os frutos

      Excluir
    3. E pergunta de novo
      Que posso fazer para o pe de trapia segurar os frutos

      Excluir
  11. olá, na minha infância eu conheci essa fruta, na minha cidade Campo Redondo (R.N)havia um pé, como moro hoje no Rio de Janeiro, pensei que essa arvore havia entrado em extinção, que bom que não.

    ResponderExcluir
  12. Há um pé no Engenho do Meio, em Recife. Estou coletando frutos e pretendo fazer mudas. Quem se interessar, pode entrar em contato. Abraços!

    viniciusaragao900@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já comi a muitos anos atrás e nunca me esqueci do sabor dessa fruta e muito Boa e pronto e acabouse
    Tchau

    ResponderExcluir
  14. Até hoje só vi um único pé de Trapiá e ainda dá frutos lá. Fica no bairro do Barro em Recife. Na oficina mecânica do Dunga, na Rua da Esperança.

    ResponderExcluir
  15. Em frente ao açude de Apipucos tem uma praça, lá tem pé de trapiá. No Sitio da Trindade também tem, fiz várias mudas,germina muito fácil

    ResponderExcluir
  16. Idalia sou de Olinda.Esta fruta é uma delícia. Tenho ela no meu quintal. Aqui está cheio de trapiar.

    ResponderExcluir
  17. Há 02 pés na avenida Norte , próximo ao canal do jacaré .( Recife)

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um pé no meu quintal gostaria de saber se a Trapiá as suas folhas servem para coceira humana para animal sei que serve para dores lombares Eu sei que você vai eu quero saber se ela serve para coceira humana

    ResponderExcluir
  19. Pode mandar a resposta pelo meu e-mail gostaria de saber se a folha da Trapiá também serve de remédio para coceira humana

    ResponderExcluir
  20. Em frente ao SENAC da Av. Visconde de Suassuna, Santo Amaro, Recife... tem um pé de trapiá.

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE COMO PODERIA CONSEGUIR SEMENTES DESTA FRUTIFERA PARA COMPRAR.
    TENHO INTERESSE SEGUE MEU CONTATO pesqueirarui6@gmail.com.
    RUI PESQUEIRA

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, vcs tem sementes de trapiá para venda pois meu pai é do Norte e sente falta das frutas que comia na sua infância, agora que consegui comprar uma chacara posso plantar as frutas para deixar meu velho mais feliz. Se tiver mande o valor do frete

    ResponderExcluir
  23. Oi! Alguém sabe se a raiz dela é problemática pra construção? Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)