Barbatimão - Stryphnodendron coriaceum


Barbatimão: planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indígenas, é encontrada no cerrado brasileiro. Tem ação antisséptica, cicatrizante, antibacteriana e antifúngica.Indica principalmente em casos de feridas, infecções vaginais e verrugas genitais.

Nomes


Nomes em português: Barbatimão, barbatimão-verdadeiro, iba-timão, barba-de-timão, Uabatimô, casca da virgindade, yba timo (indígena).
Nome latim: Stryphnodendron adstringens(Mart.) Coville, Stryphnodendron barbatimam
Nome inglês: barbatimão 
Nome francês: Barbatimão
Nome alemã: Barbatimão
Nome italian: barbatimão
Nome espanhol: barba timón, barbatimão

Constituintes

Taninos 20-30%: ácido gálico, elágico, flobafeno, prodelfinidinas (precursores dos taninos condensados), galocatequina, epigalocatequina, goma, matéria corante, sacarose e dextrose.

Parte utilizada

Casca

Propriedades

Antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico, tripanocida (ainda não comprovado em humanos).

Indicações

Para uso interno (infusão,chá)
  • Gastrite, úlcera e dor de garganta.

Para uso externo (gargarejo,pulverização do pó, creme, banhos de infusão)
  • Tratamento de feridas
  • Hemorróida
  • Gonorréia
  • Gengivites
  • Leucorréia, candidíase, infecções vaginais.
  • Verrugas genitais, papiloma virus HPV.


Efeitos secundários

A ingestão de infusões e extratos de barbatimão em alta dosagem e por um longo período podem levar a irritação gástrica.

Contra-indicações

Não há registro na literatura de contra-indicação para o uso da casca de barbatimão.

Já as vagens e sementes são contra-indicadas para gestantes. Estudo feito com animais demonstrou que a ingestão de extrato da semente de barbatimão prejudica a gestação.


Toxicidade

Estudo feito com animais mostrou que a administração de extrato de barbatimão em um período prolongado, produz efeitos tóxicos, como diminuição da massa corpórea, involução do timo, aumento da glicose plasmática e aspartato aminotransferase.

Produtos à base do barbitão


- Pó, chá (decocção), tintura, creme, pomada (Fitoscar® - cicatrizante), sabonete íntimo e sabonete convencional.

Onde cresce o barbitão?
A árvore do cerrado brasileiro, ocorre do sul do Pará até São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma planta praticamente exclusiva da América do Sul, principalmente no Brasil.

Observações

Além de ser usado para fins medicinais, o barbatimão é muito usado na construção civil, os taninos retirados da casca são empregados no curtume de couros e no artesanato, e das cinzas da madeira é extraído a decoada, que substitui a soda castiça na fabricação de sabão.

Muito encontrado no litoral Brasileiro, o barbatimão é utilizado por muitos povos tradicionais, como indígenas e ribeirinhos para diversos fins. O barbatimão também é conhecido como casca da virgindade, devido ao seu efeito em contrair o tecido do canal vaginal, utilizada na forma de banho de assento após o parto. Na medicina tradicional, a casca de barbatimão é também utilizada triturada como anti-inflamatório, cicatrizante, regenerador de tecido, antibacteriano, antidiarreico e leucorréia.

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desenvolveram uma pomada de casaca de barbatimão, que mostrou 100% de eficácia no tratamento de verrugas genitais, causadas pelo papiloma vírus humanas (HPV), sem efeitos colaterais. A pomada age ressecando a verruga, deixando uma fina película, que quando retirada não deixa marcar. O estudo incluiu 46 participantes, dentre eles: homens, mulheres, mulheres grávidas, crianças, idosos, pessoas com AIDS e outros imunodeprimidos, A faculdade já entrou com pedido de patente no Brasil e Estados Unidos, em breve a pomada deve ser comercializada.

Os pesquisadores da UFAL também estão pesquisando o uso do barbatimão no tratamento do câncer de útero causado pelo HPV, os resultados são promissores, mas ainda são necessários mais estudos.
Um estudo realizado na Universidade de Maringá,demonstrou que uma pomada tipo óleo em água com extrato de barbatimão possui atividade cicatrizante similar ao medicamento Nebacetin®.


O barbatimão também é utilizado em fitocosméticos como coadjuvante no tratamento de acne e manchas de pele. Mas é importante lembrar que deve ser utilizado em baixas concentrações devido ao risco de irritação da pele.
Fonte: http://www.tuasaude.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)