Algumas Plantas Raras

Keppel fruit - Stelechocarpus burahol        

Sem dúvidas a rainha das frutas raras.... da família da Pinha da Atemoia e Cherimoia, originária de Brunei, onde só os membros da família real podiam comer seus frutos.... Por que? Comer os frutos deixa a pele com perfume de violetas!! 

Usos: Frutifera.
Cultivo: Planta Tropical de fácil cultivo, mas de dificílima germinação.
Nativa: Indonésia (Brunei)
Família: Annonaceae

Orangeberry – Glycosmis pentaphylla                                          
Gingging é um arbusto crescendo 1 a 5 metros de altura. As folhas têm geralmente 3 a 5 folhetos pinnately dispostas, embora estes estão, por vezes, reduzida a um ou dois, de todas as formas, sendo muitas vezes encontrado na mesma planta. Folhetos são oblongo-lanceoladas a lanceoladas, de 5 a 18 centímetros de comprimento e 2-7 cm de largura. As flores são pequenas, brancas, cerca de 6 milímetros de diâmetro, suportado em, interrompido estreitas, cymose panículas axilares, solitárias ou emparelhados que são 5 centímetros ou menos longo. O fruto é carnoso, rosa ou avermelhada, arredondado, 1 centímetro de diâmetro e contém uma única semente quase esférica que é cerca de 4 milímetros de diâmetro. Mesocarpo é carnoso e doce.

Árvore em Chamas - Brachychiton acerifolius                   
A Brachychiton é um gênero com mais de 30 espécies, a maioria dos quais nativas das zonas tropicais da Austrália. A B. acerifolius é a mais cultivada devido à sua espectacular floração. No seu habitat natural pode atingir entre os 30 a 35 metros de altura mas quando cultivada em zonas temperadas ou mais frescas apresenta menor desenvolvimento. As folhas têm cerca de 25 cm de comprimento e a floração ocorre no início do Verão, antes da folhagem. As flores vermelhas, em forma de sino, surgem em cachos nas extremidades dos ramos e são depois seguidas por cápsulas contendo muitas sementes.

Abóbora Cabaça Bhoomi - Lagenaria sp.                            
Uma cabaça para artesanato se você esquecê-la na planta, mas se colhida quando nova, é uma deliciosa abóbora, tipo abóbora de água. Planta muito produtiva.

Usos: Comestiveis.
Cultivo: Fácil.
Nativa: India - Cultivo
Família: Cucurbitaceae

Rabanete Ovo de Páscoa - Raphanus sativus                     
O rabanete, cujo nome científico é Raphanus sativus, é uma planta herbácea, anual, de pequeno porte, com folhas verdes dispostas em roseta e flores de apenas quatro pétalas encontradas em tons de branco, rosa e roxo. Sua raiz tuberosa, de formato arredondado ou alongado é a parte comestível.

Usos: Os rabanetes podem ser consumidos de variadas formas, principalmente crus, cortados em rodelas. São raízes ricas em fibras alimentares, vitamina C, e minerais como o potássio e fósforo. Por conter baixíssimas quantidades calóricas (100 gramas contém apenas 20 kcal), os rabanetes podem ser consumidos em dietas de restrições calóricas.

Cultivo: Os rabanetes se desenvolvem melhor em climas amenos e exigem solos férteis, que sejam bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e neutros (pH em torno de 6,6 a 7,5). Requerem boa luminosidade.

Sunberry - Solanum burbankii                                            
Assim como muitas vezes gostamos de dizer que uma planta ou uma fruta é uma maravilha da natureza, esta vez temos que dizer que se trata de uma maravilha da natureza é do homem! Esta fruta foi desenvolvida por Luther Burbank na California, USA, pelo cruzamento NATURAL de outras espécies! Comparados com os BLUEBERRIES ou MIRTILOS, estas frutas sao de cultivo mas facil, mais rápido, em climas quentes o não, grande potencial de mercado. CONSULTE PREÇOS POR QUANTIDAS MAIORES DE SEMENTES.

Usos: Consumo ao natural, e no preparo de deliciosos doces e geleias.
Cultivo: Muito fácil. Planta anual, muito produtiva pode ser cultivada e vasos.
Nativa: Cultivo
Família: Solanaceae

Gramado Bean - Feijão de Gramado                                  

Achamos este feijão "mágico" dentro de um vasinho a venda numa loja em Gramado há alguns anos atrás. Compramos o vasinho de cristal, unicamente pelos feijões. Plantamos e cresceram com força. São uma variedade sem igual dos chamados “Lima Beans” e além de lindos são muito gostosos.

Usos: Comestivel. Artesanato.
Família: Fabaceae

Fructo-albo - Syzygium wilsonii                                        
Raridade extrema da Austrália tropical, muito rara e ainda por cima com frutos brancos! Sua floração é de uma indescritível beleza!

Usos: Ornamental, paisagismo. Frutífera.
Nativa: Austrália
Família: Myrtaceae

Fonte: www.plantamundo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)