Umari - Geoffroea spinosa



Umari, marizeiro, umarizeiro ou mari, árvore grande, Sua tradução: ÁRVORE QUE CHORA. Tem flores amareladas, perfumadas e frutos ovóides, verde-amarelados, pendentes de longos pedúnculos. O nome popular é MARIZEIRO. 
O Umarizeiro é uma árvore de grande porte, frondosa, com caule e ramos cheios de pequenos espinhos, encontrada no Pará e nas várzeas do Sertão do Nordeste brasileiro. Além de: Argentina, Paraguai, MT, MS.
Os frutos, chamados umari ou MARI, embora um pouco amargos, comem-se cozidos ou em mingaus, por ocasião das secas e mesmo nos tempos normais. Deles se retira uma massa (mesocarpo), tida como peitoral e vermífuga.
As folhas constituem substancial ração para o gado; o chá das mesmas, misturadas com os brotos, passa por emenagogo e antidiarréico.

O nome alude ao fenômeno desta planta verter tanta água pelos brotos, no principio da estação pluvial, que chega a molhar a terra. Os sertanejos consideram o fato como excelente indício de chuvas abundantes.





Comentários

  1. Bom dia belezadacaatinga.blogspot.com, gostaria de saber como acontece a germinação das sementes do Umari, ou se não acontece as germinação das mesmas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pezinho de umari que plantei em frente a minha casa. Qual o tamanho/altura que ele chega? E quantos anos ele pode chegar?

    ResponderExcluir
  3. procurei informações sobre o fruto do Mari regional daqui do amazonas e não encontrei, pois o citado acima não é o mesmo que consumo, poi o do norte o fruto e consumido cru não cozido,
    até porque a polpa e mole e suculenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://amazonianarede.com.br/a-fruta-amazonica-mari-e-pesquisada-e-ja-comeca-a-entrar-na-culinaria-regional-na-forma-de-bolos-e-tortas-e-sorvetes/

      Excluir
  4. Estou procurando a fruta Mari Sarro aqui do Amazonas e não consigo encontrar nenhuma informação a respeito dessa fruta que encontrada aqui no baixo amazonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA TEMOS SEMENTES DE MARI PRE GERMINADAS.
      pesqueirarui6@gmail.com
      RUI

      Excluir
  5. queria saber se reproduz com estaquia ou alporkia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)