Carambola - Averrhoa carambola


Nome Científico: Averrhoa carambola
Nomes Populares: Carambola, Camerunga, Caramboleira, Caramboleiro
Família: Oxalidaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Índia, Indonésia, Malásia
Altura: 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A carambola, no Brasil, foi introduzida, em 1817, em Pernambuco, região Nordeste a partir daí se espalhando por todo o país. Atualmente é cultivada nos trópicos em ambos os hemisférios.
A carambola é considerada uma fruta de quintais e de pomares caseiros. Em torno dos 4 anos ela já começa dar seus frutos, quando a caramboleira cresce, às vezes, seus galhos são bastante flexíveis quase chegam a tocarem o chão, escondendo quase que completamente o tronco. Antes de se transformarem em belos frutos, as pequenas flores da caramboleira, de cor violeta no centro e esbranquiçadas nas bordas, cobrem toda a árvore, ajuntando-se aos montinhos.
A carambola é uma fruta muito bonita bem diferente, tem uma forma delicada e cinco gomos, é uma fruta bonita, e curiosa. Desde pequenas, como miniaturas de cera, mantém sua forma delicada: sempre com cinco gomos longitudinais bastante pronunciados, A polpa da carambola é, em geral, de consistência rígida. Seu sabor pode variar muito, de árvore para árvore e de fruto para fruto, mas costuma ser adocicado quando amadurece e um tanto ácido e adstringente quando ainda está verde.
Seu cultivo é mais indicado nas regiões de Climas quentes e Úmidos.
Os Principais Produtores e Exportadores, além do Brasil seus maiores produtores são, a Índia, Tailândia, Israel, e alguns países da África. Mas por ser uma fruta com tantos nutrientes ainda não é produzida o quanto é necessário.
Em relação ao grau nutritivo da Fruta é bastante rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) contendo ainda vitaminas A, C e algumas do complexo B, é também fonte natural de ácido oxálico. Por efeito desse ácido, que, em grandes quantidades, é prejudicial ao organismo humano.
Influência na Culinária: Com a Carambola podemos fazer vários tipos de receitas entre elas saladas, sucos, geléias, compotas, doces, sorvetes e coquetéis tropicais.
Temos a sugestão de algumas dessas receitas:
Salada de Carambola
Corte algumas carambolas em tiras finas, acrescente sal a gosto, vinagre, cebolinha, pimentão, tomate, salsa e azeite.

Suco
Bater no liquidificados com leite, água ou leite condensado.Servir gelado.
Por ser uma fruta meio azeda pode ser comida in natura,com açúcar, ou com leite condensado...
A Carambola também exerce funções medicinais. A folha serve para fazer chá contra a diarréia, também combate à febre e lesões da pele, o sumo da folha é usado para combater o veneno de bichos e insetos.
Influência na Arte
Ela é usada aqui no Brasil também para fazer vários tipos de arranjos por ser uma fruta muito delicada e bonita, se você corta-la ao meio no sentido vertical terá uma linda flor é muito usada em arranjos nas ceias de Natal entre outros objetos e bibelôs. Além de serem retratados em pinturas de paisagens tropicais.
A influência na moda é visivelmente percebida. Como todos sabem o Brasil é um país tropical, de cores alegres e leves, assim como é a nossa maravilhosa fruta, sendo assim podemos nesse verão encontrar suas cores e estampas nas roupas e acessórios como bolsas, roupas de banho, etc.,na maioria das lojas e shoppings do País.


Fonte: www.coresesaborestropicais.hpg.ig.com.br

Composição(100g)
Calorias 29kcal
Umidade 91.70g
Proteínas 0.50g
Fibra 0.50g
Cálcio 30.00mg
Fósforo 11.00mg
Ferro 2.90mg
Vitam. B1 0.04mg
Vitam. B2 0.02mg
Niacina 0.30mg
Vitam. C 35.00mg
pH 2.75
Brix 6.36%
Acidez 0.53%
Fonte: www.amazon.com.br



Comentários

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)