Jucá - Caesalpinia ferrea




Nome Científico: Caesalpinia ferrea

Sinonímia: Caesalpinia leiostachya, Apuleia ferrea

Nome Popular: Pau-ferro, Ibirá-Obi, Imirá-Itá, Pau-ferro-do-ceará, Jucaína, Icainha, Muiarobi, Muiré-itá
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Colmeia: O melhor dos blogs

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O pau-ferro é um árvore perenifólia a semi-decídua, nativa da mata atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil, nas florestas pluviais de encosta atlântica (floresta ombrófila densa). A copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmeto. O porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura. 

O tronco apresenta 50 a 80 cm de diâmetro. Ele é claro, marmorizado, liso e descamante, o que lhe confere em efeito decorativo interessante. As folhas são compostas bipinadas, com folíolos elípticos de cor verde-escura. A floração ocorre no verão e outono. As flores são amarelas, pequenas, e de importância ornamental secundária. 
Os frutos são vagens duras que amaduressem no inverno. Parte dos frutos cai, enquanto que uma boa parte ainda permanece na planta, formando um banco de sementes aéreo.

Colmeia: O melhor dos blogs

PAISAGISMO

O pau-ferro é muito visado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não possui raízes agressivas, o que é um fator importante de eleição para arborização urbana. Deve-se evitar, no entanto, o plantio em calçadas, sob fiação elétrica, e em locais de transito intenso de pessoas e carros, pois os ramos tendem a quebrar e cair em tempestades, oferecendo perigo. 

Como o próprio nome já diz, o pau-ferro possui madeira dura, densa, durável e resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos, e para construção civil, na construção de vigas, esteios, caibros, etc. 

Seu crescimento é rápido, principalmente nos primeiros anos. Em recuperação de áreas degradadas, o pau-ferro também é uma excelente escolha, por crescer bem em áreas abertas.

CULTIVO

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o transplante das mudas. Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, para quebra de dormência. As sementeiras ou tubetes devem ficar sob meia-sombra e irrigados pela manhã e pela tarde. Emergem em 20 a 30 dias após o plantio. As mudas devem ser transplantadas para saquinhos maiores ou para o local definitvo quanto atingirem 6 cm de altura.


USO MEDICINAL

Indicações: Chá de Jucá => É utilizado popularmente para Diabetes, diminuindo o volume da urina e sede, como antiinflamatória, afecção catarral, amídalas, cólica intestinal, disenteria, garganta, gota, hemorragia, reumatismo, sífilis, tosse, hemorróidas, problemas cardíacos, como expectorante, febrífuga, fraqueza geral, afecções pulmonares. 
Propriedades: Anti-séptico, antimicrobiana, adstringente, depurativo.
Partes usadas: Cascas
Como fazer: 2 colheres de sopa para um litro de água. 
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.


MAIS FOTOS



Colmeia: O melhor dos blogs

 


Colmeia: O melhor dos blogs



Colmeia: O melhor dos blogs





Comentários

  1. Realmente, é muito eficaz no tratamento da hemorroida, fraquezas, etc, todas as recomendações para a utilização do jucá estão corretas, utilizo a anos o jucá e nunca me fez mau algum, geralmente utilizo a baje, quebro 05 bajes do jucá ao meio e coloco dentro de 01 litro de água deixo de molho por 1 dia guardado dentro da geladeira e depois tomo a vontade, faço isso sempre que preciso. Sempre deu certo.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a tomar já fazem duas semanas e estou me sentindo bem...

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Moro no sul do Amazonas, e temos o JUCÁ EM PÓ,bem como a SEIVA DE SANGUE DE DRAGÃO, o ÓLEO DE ANDIROBA e ÓLEO DE COPAÍBA, entre outros .Estes produtos são 100% naturais .

    Quem tiver interesse em adquirir estes produtos envio via correio para qualquer lugar do Brasil, para isso basta entrar em contacto no seguinte e-mail :

    naturais_humaita@hotmail.com. ou nos seguintes telefones:

    Tim/ 097 8117-0520
    Vivo/ 097 9145-4639

    Falar com Gorett

    Façam também uma visita no nosso BLOG : http://amazoniaversusnaturais.blogspot.com/

    Abraços

    Maria Gorett

    ResponderExcluir
  4. conheço juca e muito bom p poblema dor na coluna

    ResponderExcluir
  5. "A floração ocorre no verão e no outono", no NE onde essa planta é endêmica, NÃO EXISTE (Verão e nem Outono), existe SIM: período SECO e período CHUVOSO, portanto, a floração do Jucá ocorre no final do período das chuvas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei este artigo muito bom ... bem elaborado bem ilustrado.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe me dizer se essa planta resiste a baixas temperaturas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)