Melão-de-São-Caetano (Momordica Charantia)


Se você não foi criado no interior com todo certeza não conhece esta planta.
O Melão-de-são-caetano, que quando criança eu conhecia com galinhazinha, é uma planta da  família Cucurbitaceae; muito conhecido como “melãozinho”. O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. 


É um cipó herbáceo muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças.  Eu já comi muito.

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorróidas.
No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigaurinigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão-de-são-caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano.

PROPRIEDADES MÉDICAS:
Estudos científicos publicados nos últimos 10 anos mostram que o Melão de São Caetano ou Melão Amargo, apresenta propriedades anti-tumorais e anti-cancerígenas e muitas pesquisas tem sido realizadas a respeito de suas atividades antivirais e no HIV. 

O Melão pode ser usado contra todas as doenças de pele, tais como eczemas, acne e doenças por fungos. É ótimo coadjuvante para os diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue


PROPRIEDADES QUÍMICAS:
Contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana e também é rico em vitaminas A e C, além dos seguintes compostos químicos:  5-hidroxitriptmamina (serotonina), ácido linoleíco, licopeno, zeaxantina e lanoesterol todos possuindo referências sobre atividade anti-cancerígena ou na prevenção do câncer. O Melão Amargo contém também a substância criptoxantina, que tem propriedades antimutagênicas.

Para quem tiver disposto a provar, eu vou passar uma receita que achei, nunca fiz, mas se você fizer me chame que eu vou comer contigo:


SOPA DE MELÃO-DE-SÃO-CAETANO

Ingredientes: (para 2 porções)
4 copos de água
4 pedaços mais ou menos quadrados, de costela de porco ( de aprox. 6 cm)
2 colheres de molho de soja
1 pimenta dedo de moça fatiada em rodelinhas (sem as sementes)
1 cravo-da-índia
1 dente de alho
1 melão amargo
1 colher de zeite
1 folha de louro
1 pitada de açafrão da terra
sal à gosto

PREPARO:
Corte o melão amargo ao meio, transversalmente e depois em pedaços de uns 6 cm. Remova as sementes e a parte branca. 
Refogue bem a costela de porco com o azeite e o louro. Adicione a água e os demais ingredientes e cozinhe em fogo médio. Você pode necessitar adicionar a água de tempo em tempo. Adicionar mais molho de soja, se necessário.
Tempo de cozimento aproximado: 1 hora ou até o melão amargo ficar macio ao ponto de corte com uma colher.

Neste site tem outra receita: http://www.cozinhajaponesa.com.br/v04/receitasjaponesas_d.asp?s=6&c=242. Só não esqueçam de me convidar pra ceia. kkkk
Até a próxima!

Fontes: 
https://www.scielo.br
https://revistas.ufpr.br
http://revodonto.bvsalud.org


Comentários

  1. Parabéns pelo blog!
    Além de informativo também está muito bonito.
    Quando criança utilizava galinhazinha para fazer comida de brincadeira, mas nunca comi, pois diziam que era envenenada.
    Passei a infância sendo enganada...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu gostaria de saber como come? É só a parte verde ou as sementes vermelhas?

      Excluir
  3. Tenho Melão de São Caetano aqui em casa, no meu jardim. Hoje vim aqui buscar maiores informações sobre ele. Fiquei super feliz em ver que não éramos as únicas crianças no planeta a comer as frutinhas da galinhazinha, isso lá em Corumbá (MS). Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  4. uma agente de saude aqui do mato grosso disse que ajuda no tratamento da dengue!

    ResponderExcluir
  5. Amei o blog! Parabéns! Estou maravilhada. Cresci vendo e brincando com essa planta, e me lembro das diversas vezes que minha mãe mandava ter cuidado pra não colocar na boca. Nunca tive coragem de desobedecê-la, agora vejo que nem eu, muito menos ela, deveriamos ter passado por esses "medos".
    Obrigada por esse blog. Já virei seguidora.
    Ana Paula Lima
    Nazaré da Mata - Pernambuco

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que no MS também chamava de galinhazinha, kkkkk. Um abraço Regina!

    ResponderExcluir
  7. Na minha terra CHAMÁVAMOS DE MELÃO DE CERCA OU DE BOINHO EM MENÇÃO AOS BOIZINHO QUE FAZÍAMOS DE MELÃO E GRAVETO.

    ResponderExcluir
  8. Excelentes matérias, gostei muito e vou seguir pois gosto muito de saber sobre cultivo e pra que servem as frutas e hortaliças. parabéns!

    ResponderExcluir
  9. O ramo desta plata também é usado para dar banho em cães.

    ResponderExcluir
  10. Agefran, mandou benzasso! Conheci esta "frutinha" quando morei em um sítio na zona rural da cidade do Rio de Janeiro... é uma trepadeira bem rústica pelo jeito, pois me lembro que os locais onde eu a observava geralmente eram bem ruins... nesta época um amigo me contou que as folhas clareavam roupas... então de fato é verdade! Legal isto! Trazido pelos escravos? Fantástico!
    As informações sobre componentes anti-cancerígenos são interessantíssimas! Meus parabéns meu caro. Vamos continuar a difundir os conhecimentos tradicionais milenares que são a salvação deste planeta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde no Rio de Janeiro tenho procurado e não tenho encontrado.
      Miri na zona oeste e queria muito comprar. Meu tel 992291443.

      Excluir
  11. hoje descobri que o melao de sao caetano que conheci quando criança e tbm comi,hoje ele viesse a me trazer tanta alegria.
    bom eu estava com penomonia e tomando muitos remedios fortes para dor e infecção, um amigo disse arruama a rama do melao de sao caetanop e toma o sumo umas quatro ou cinco colher de sopa durante uns tres dias e vc sera curado, arrumei espremi e tomei so o sumo puro depois de 20 ou 40 minutos eu ja estava em pe e sem dor e nem falta de ar hoje foi o segundo dia mas ja me sinto curado
    OBRIGADO AO MEU AMIGO dpaula de jacarezinho pr que me ensinou

    ResponderExcluir
  12. Me Deus!!! Comi tanto quando era pequena!!! Ave! em Salvador! tinha um mone no meu quintal! Brincava de comidinha. oh minha infância!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu também. Sábado passado 06/09/2014 achei uma e não resisti à tentação e acabei comendo. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Quem tem pra vender ou muda pra plantar? Eu quero...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lista.mercadolivre.com.br/ch%C3%A1-de-mel%C3%A3o-de-s%C3%A3o-caetano#D[A:chá-de-melão-de-são-caetano,L:1]

      Excluir
    2. http://lista.mercadolivre.com.br/ch%C3%A1-de-mel%C3%A3o-de-s%C3%A3o-caetano#D[A:chá-de-melão-de-são-caetano,L:1]

      Excluir
  15. Bom dia. Tbem gostaria de adquirir uma muda dessa planta. Alguém tem para vender?
    Obrigada
    Giskene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Gislene e Vera,aqui na minha cidade,tem tanto desta planta que jogamos fora,onde vc mora;aqui em caraguatatuba tem muito,com os meloenzinhos madurinhos,se quiser eu mando p vcs bj

      Excluir
  16. Olá eu sou do rio de janeiro, e queria saber a onde eu acho isso aki ??????
    obrigado

    ResponderExcluir
  17. Olá eu sou do rio de janeiro, e queria saber a onde eu acho isso aki ??????
    obrigado

    ResponderExcluir
  18. Tô pasmo. Nunca comi essas frutinha vermelha, porque me diziam que era veneno. desde criança. que absurdo. Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite , gostaria de saber onde consigo esse fruto no rio de janeiro

    ResponderExcluir
  20. Boa noite , gostaria de saber onde consigo esse fruto no rio de janeiro

    ResponderExcluir
  21. costumo dar banho com esta planta na minha cadelinha shinalzer,e tb dou algumas colheres para ela tomar,pois ela esta com câncer mamarias e ate o momento não vi resultados,pois abriram mais tumores de baixo da pata esquerda,sendo que a direita já estava com os tumores gdes,continuo fazendo o tratamento,foi um veterinário que me aconselhou,sera que vou ter resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente da o chá, só cuidado com a dosagem, pois a planta é muito forte.

      Excluir
  22. https://www.facebook.com/groups/1000084573409097/

    Ajuda!!!!
    Iniciei esse grupo com objetivo de troca de ideias, estudos, observações sobre o combate ao câncer através do uso medicinal do Melão de são Caetano ((Momordica charantia), MAP-30.
    Em meus estudos tem mais de 200 artigos e publicações sobre o uso do melão de são caetano para o combate a diversos tipo de Cancer nos EUA e no mundo.
    O que me intrigou foi que em diversos estudo em vitro e vivos foi constatado a eficiência no combate a diversos tipos de câncer, foi patenteado como MAP-30, onde se parou, não teve continuidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As farmacêuticas sao poderosas e nao podem perder o faturamento milionário da indústria do câncer.
      Existem muitos remédios naturais que combatem o câncer e que são desconhecidas e desacreditadas.

      Excluir
  23. Nós chamamos isso de comida de cobra,tenho no meu quintal,só que tem muitos espinhos

    ResponderExcluir
  24. Kkkkkkkkk meus pais sempre mim dizia que era veneno , mais eu comia escondida. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo blog. Sobre o melão de São Caetano, tenho a variedade que dá frutos pequenos, em média 5cm, mas parece que existe algum que dá frutos maiores. Como posso conseguir sementes? Grato

    ResponderExcluir
  26. Eu já comi muito nunca tive nda e muito gostoso por sinal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)